Por Marcos Antonio Santos
Na última sexta-feira, 24, a Gazeta de Toledo apresentou uma matéria destacando que o município de Toledo tem hoje uma taxa de analfabetismo de 3,4%. O município ocupa atualmente 349ª posição na evolução em pontos percentuais da taxa de alfabetização no estado. Segundo o censo de 2010, eram 4,6% da população analfabeta e em 2022 ficou em 3,4%. Redução de 1,2 %. E está entre os 40 municípios do Paraná com menor taxa de analfabetos.
Para o chefe do Núcleo Regional de Educação do município de Toledo, professor José Carlos Guimarães, o Governo o Estado do Paraná deu um grande salto na Educação. “A Secretaria de Estado da Educação tem trabalhado muito com os Núcleos Regionais no sentido de melhorar a qualidade da educação. Os investimentos que chegam nas escolas buscam atingir sua amplitude pedagógica. Podemos exemplificar, a qualidade da alimentação escolar, a inovação das aulas, as tecnologias, as metodologias, formação dos professores, diretores, pedagogos. Investimentos na estrutura física das escolas/colégios”, relata.
Neste ano, cerca de 30 mil alunos estão matriculados nas escolas no Núcleo Regional de Educação, que compreende 16 municípios. Somente em Toledo são 12 mil estudantes.

Guimarães destaca ainda a preocupação do Estado na aproximação junto aos municípios, por meio das parcerias, disponibilizando as ferramentas de gestão, os programas de formação dos professores, materiais didáticos para os alunos. “Esse conjunto de ações tem melhorado a aprendizagem dos nossos estudantes, bem como contribuído para diminuir o percentual de analfabetismo”, diz.
Quanto a queda significativa dos índices de analfabetismo da nossa regional, Guimarães menciona que pode se dizer que se deve ao trabalho em parceria dos municípios com a Secretaria de Estado da Educação por meio do Núcleo Regional de Educação. “Tenho que elogiar todos os municípios, através das Secretarias Municipais de Educação, que abraçaram essa parceria para juntos erradicar o analfabetismo escolar”, afirma o chefe do NRE.
PARANÁ – A proporção da população que sabe ler e escrever aumentou em 383 dos 399 municípios do Paraná entre 2010 e 2022, anos em que foram realizados os mais recentes recenseamentos demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados mais recentes do estudo comprovam a melhoria do índice em praticamente 96% das cidades, fazendo com que a proporção de analfabetos no Estado alcançasse a mínima histórica, caindo de 6,3% para 4,3% no período analisado.
ANALFABETISMO – O índice de analfabetismo do Paraná está abaixo do índice nacional, que é de 7% de acordo com o levantamento – uma queda de 2,6 pontos percentuais em 12 anos. Entre os estados brasileiros, o Paraná ocupa a 6ª colocação. O ranking é liderado por Santa Catarina, que registrou 2,7% de analfabetos entre a população com 15 anos ou mais, seguida pelo Distrito Federal (2,8%) e São Paulo (3,1%). Com isso, a taxa de alfabetização do Paraná saltou de 93,7% para 95,7%.





