Se somarmos os índices de audiência dos canais de comunicação de Toledo – e nem precisa incluir todos –, a Rede Globo (RPC) sequer chega perto do total.
Mas, para a ACIT, que representa parte dos empresários que bancam alguns eventos realizados na cidade, como ocorreu com o lançamento do “Natal Encantado”, a Rede Globo parece ser a ‘única’ imprensa existente nessa terra.
Aliás, a RPC realizou uma matéria, no meu ponto do ponto de vista jornalístico, muito ‘fraquinha’, não sabendo, por exemplo, explorar a ‘magia das cartas’ para o Papai Noel. Além disso, a matéria foi veiculada tardiamente, indo ao ar três dias depois do evento. O intrigante é que mesmo assim a reportagem foi compartilhada por grande parte dos membros da ACIT e pela própria presidente da entidade.
Os meios de comunicação daqui, que fizeram “lives e matérias” desde o dia 10 de novembro, foram totalmente ignorados.
Aliás, geralmente quando se organiza um grande evento como esse, se faz necessário fazer um ‘clipping’, impresso ou eletrônico (se é que os organizadores sabem o que seja isso), das matérias e entrevistas realizadas pela imprensa local, como forma de respeito e também para servir de prestação de contas, até mesmo para os patrocinadores.
Claro, que os jornais, canais de TVs e emissoras de rádio que receberam ‘verbas’, incluindo a Globo, que presumo ter sido bem paga, irão apresentar os comprovantes e, quem sabe, acabem sendo ‘valorizados’.
Embora sem reconhecimento, vários canais de comunicação locais prestigiaram o lançamento e fizeram a cobertura, como podemos ver abaixo.
Jornal do Oeste

Jornal Gazeta de Toledo


Toledo News

Viver Toledo

‘Salgadinhos, jantares e esmola’
“É frustrante fazer parte dessa classe de profissionais que são esquecidos e pouco valorizados. Enquanto diversas instituições organizam eventos para homenagear outros setores da sociedade, a imprensa local parece ser apenas convidada para cobrir tais acontecimentos, sem receber o reconhecimento merecido.
E o que nos oferecem em troca?
Um copo de refrigerante, alguns salgados ou um prato de comida em jantares caríssimos. Como se isso fosse suficiente para compensar todo o trabalho e dedicação que colocamos em nossas reportagens, fotografias e entrevistas. Somos tratados como meros serviçais, sem consideração pela importância do nosso papel na sociedade”.
“Urubu-RJ”
É o novo parceiro da coluna. Ele é bem ligado a ‘parcerias’ com Municípios, e pelo que grasnou, foi ‘pairar’ sobre o nosso ‘aterro municipal’.
Sem receber o piso – Manifestação de leitores
“Bom dia! Sisop Cascavel, Sisa Umuarama e SI Medianeira. Todos esses consórcios já receberam, menos nós, do CISCOPAR. Nós, enfermeiros, estamos indignados, pois foi publicando no Órgão Oficial de Toledo o repasse das verbas ao referido consórcio”.

Sem receber o piso – Explicações
Segundo informações repassadas pela chefe de enfermagem Franciele aos profissionais, eles teriam cometido um “equívoco” (hic) ao encaminhar os dados ao Ministério da Saúde e devido a esse erro, o pagamento ficou prejudicado.
Sem receber o piso – Mais manifestação de leitores
E aqui no Ciscopar, muito rolo e incompetência na área da Enfermagem. Estamos indignados com a falta de competência de quem se diz diretora da enfermagem. Toledo recebeu o dinheiro do nosso piso da Enfermagem. Disse que foram mandados os dados da equipe errados para o ministério e que por isso não recebemos o piso até hoje. Entretanto, já fazem 6 meses.
Faltou maturidade
Entender de Educação, não é jogar bingo, futebol, xadrez ou qualquer outra modalidade. Educação tem como eixo principal o CONHECIMENTO, algo que precisa ter em sua base maturidade e bom senso. Foi o que ocorreu no episódio ESCOLA MUNICIPAL X ESCOLA ESTADUAL em Toledo. Desses embates, alguém sempre sai ‘chamuscado’.
Revogado
DECRETO Nº 965, de 13 de novembro de 2023 – Revoga o Decreto nº 9/2021, que outorga a permissão de uso de dependências da Escola Municipal Carlos João Treis ao Estado do Paraná.
Art. 1º – Fica revogado, com efeitos a contar de 1º de janeiro de 2024, o Decreto nº 9, de 13 de janeiro de 2021, que outorga ao Estado do Paraná a permissão de uso de dependências da Escola Municipal Carlos João Treis para o funcionamento compartilhado do Colégio Estadual Irmão Germano Rhoden.
Art. 2º – Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
GABINETE DO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE TOLEDO, Estado do Paraná, em 13 de novembro de 2023.
Você precisa fazer login para comentar.