Se somarmos os índices de audiência dos canais de comunicação de Toledo – e nem precisa incluir todos –, a Rede Globo (RPC) sequer chega perto do total.

Mas, para a ACIT, que representa parte dos empresários que bancam alguns eventos realizados na cidade, como ocorreu com o lançamento do “Natal Encantado”, a Rede Globo parece ser a ‘única’ imprensa existente nessa terra.

Aliás, a RPC realizou uma matéria, no meu ponto do ponto de vista jornalístico, muito ‘fraquinha’, não sabendo, por exemplo, explorar a ‘magia das cartas’ para o Papai Noel. Além disso, a matéria foi veiculada tardiamente, indo ao ar três dias depois do evento. O intrigante é que mesmo assim a reportagem foi compartilhada por grande parte dos membros da ACIT e pela própria presidente da entidade.

Os meios de comunicação daqui, que fizeram lives e matérias desde o dia 10 de novembro, foram totalmente ignorados. 

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Aliás, geralmente quando se organiza um grande evento como esse, se faz necessário fazer um ‘clipping’, impresso ou eletrônico (se é que os organizadores sabem o que seja isso), das matérias e entrevistas realizadas pela imprensa local, como forma de respeito e também para servir de prestação de contas, até mesmo para os patrocinadores.

Claro, que os jornais, canais de TVs e emissoras de rádio que receberam ‘verbas’, incluindo a Globo, que presumo ter sido bem paga, irão apresentar os comprovantes e, quem sabe, acabem sendo ‘valorizados’.

Embora sem reconhecimento, vários canais de comunicação locais prestigiaram o lançamento e fizeram a cobertura, como podemos ver abaixo.

Jornal do Oeste

Jornal Gazeta de Toledo

Toledo News

Viver Toledo

‘Salgadinhos, jantares e esmola’

“É frustrante fazer parte dessa classe de profissionais que são esquecidos e pouco valorizados. Enquanto diversas instituições organizam eventos para homenagear outros setores da sociedade, a imprensa local parece ser apenas convidada para cobrir tais acontecimentos, sem receber o reconhecimento merecido.

E o que nos oferecem em troca?

Um copo de refrigerante, alguns salgados ou um prato de comida em jantares caríssimos. Como se isso fosse suficiente para compensar todo o trabalho e dedicação que colocamos em nossas reportagens, fotografias e entrevistas. Somos tratados como meros serviçais, sem consideração pela importância do nosso papel na sociedade”.

“Urubu-RJ”

É o novo parceiro da coluna. Ele é bem ligado a ‘parcerias’ com Municípios, e pelo que grasnou, foi ‘pairar’ sobre o nosso ‘aterro municipal’.  

Sem receber o piso – Manifestação de leitores

“Bom dia! Sisop Cascavel, Sisa Umuarama e SI Medianeira. Todos esses consórcios já receberam, menos nós, do CISCOPAR. Nós, enfermeiros, estamos indignados, pois foi publicando no Órgão Oficial de Toledo o repasse das verbas ao referido consórcio”.

Foto: Reprodução

Sem receber o piso – Explicações

Segundo informações repassadas pela chefe de enfermagem Franciele aos profissionais, eles teriam cometido um “equívoco” (hic) ao encaminhar os dados ao Ministério da Saúde e devido a esse erro, o pagamento ficou prejudicado.

Sem receber o piso – Mais manifestação de leitores

E aqui no Ciscopar, muito rolo e incompetência na área da Enfermagem. Estamos indignados com a falta de competência de quem se diz diretora da enfermagem. Toledo recebeu o dinheiro do nosso piso da Enfermagem. Disse que foram mandados os dados da equipe errados para o ministério e que por isso não recebemos o piso até hoje. Entretanto, já fazem 6 meses.

Faltou maturidade

Entender de Educação, não é jogar bingo, futebol, xadrez ou qualquer outra modalidade. Educação tem como eixo principal o CONHECIMENTO, algo que precisa ter em sua base maturidade e bom senso. Foi o que ocorreu no episódio ESCOLA MUNICIPAL X ESCOLA ESTADUAL em Toledo. Desses embates, alguém sempre sai ‘chamuscado’.

Revogado

DECRETO Nº 965, de 13 de novembro de 2023 – Revoga o Decreto nº 9/2021, que outorga a permissão de uso de dependências da Escola Municipal Carlos João Treis ao Estado do Paraná.  

Art. 1º – Fica revogado, com efeitos a contar de 1º de janeiro de 2024, o Decreto nº 9, de 13 de janeiro de 2021, que outorga ao Estado do Paraná a permissão de uso de dependências da Escola Municipal Carlos João Treis para o funcionamento compartilhado do Colégio Estadual Irmão Germano Rhoden.

 Art. 2º – Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

GABINETE DO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE TOLEDO, Estado do Paraná, em 13 de novembro de 2023.