Foto: Decom

A capacitação para profissionais médicos e equipe de enfermagem do Pronto Atendimento Municipal (PAM) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Toledo sobre o manejo da dengue, chikungunya e zika vírus foi realizada em três encontros, com a participação de aproximadamente 50 profissionais da urgência e emergência. A ação é fruto de uma parceria entre o Departamento de Urgência e Emergência com a Vigilância Sanitária.

O evento foi realizado no Mini Hospital/PAM e contou com a participação do infectologista Dr. Felipe Augusto de Oliveira, que compartilhou suas expertise sobre os fluxos e procedimentos adequados para o manejo da doença.

A capacitação foi realizada para garantir uma assistência de qualidade aos pacientes com suspeita de dengue e alinhar as equipes a se prepararem para lidar com diferentes situações. Para isso, o evento contou com diversas pautas, como o manejo da dengue, fluxos de atendimento em urgência e emergência, vigilância epidemiológica, vigilância de controle vetorial, comunicação interna efetiva e a classificação de risco e manejo clínico do paciente com suspeita de arbovirose. 

“Considerando as circunstâncias epidemiológicas do Estado do Paraná, a realização desta capacitação é fundamental para garantir a qualidade do atendimento e a segurança dos pacientes. Além disso, é uma oportunidade para os profissionais atualizarem seus conhecimentos e habilidades. O objetivo é alinhar as ações de todos os profissionais para uma melhor entrega à população”, comentou a diretora da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, Édina Dallabrida.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo