Foto: Vagner Campos

O município de Palotina é um dos que mais se destacam entre as 399 cidades do Estado do Paraná em indicadores como Educação, Saúde e Transparência. A avaliação é do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov), vinculado ao TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná). 

Na Educação, Palotina aparece com a melhor nota: 8,29 pontos, seguido da Saúde, com 8,23 pontos. No quesito Transparência e Relacionamento, a nota é 6,35.

Dentro do quesito Educação, existem subitens, e mais uma vez o município se destaca perante aos demais. A Secretaria Municipal de Educação obteve nota máxima, 10, em quesitos como Instrumentos de Planejamento e Serviço de Transporte Escolar. 

Essa mesma nota 10 surge em Instrumentos de Planejamento na área de saúde: outras áreas se destacam como: Oferta de Serviços (nota 9,40); Estrutura Física (nota 9,20) e Territorialização e Vínculos (9,10). A nota 10 também aparece no quesito Disponibilização de Informações quando se trata da avaliação Transparência e Relacionamento.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

De acordo com o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti, os números são promissores e premiam os esforços de centenas de servidores públicos, empenhados em dar o seu melhor à população. “Todos estão de parabéns, até os servidores que não receberam notas tão significativas, mas que servem de indicativo para uma crescente e contínua melhora”, observa. 

Os dados informados pelos municípios, por meio dos sistemas eletrônicos do TCE-PR, abrangem respostas a formulários eletrônicos sobre a implementação de políticas públicas pela prefeitura; e documentos relativos, entre outros assuntos, à execução orçamentária e financeira.

Além disso, o processo de prestação de contas envolve a participação de agentes municipais de diversos órgãos e níveis de gestão, entre os quais secretários, diretores de escolas e coordenadores de unidades básicas de saúde. Eles são responsáveis pelo fornecimento de informações, por meio de questionários que serão encaminhados pelo TCE-PR.

Fonte: Ascom/Pref. de Palotina