O agronegócio é uma das molas propulsoras de Toledo. Atualmente é o 5º maior produtor de leite do Paraná,  tendo Valor Bruto da Produção (VBP) em R$ 107.084.190,00. Atualmente conta com produção de 83 milhões de litros. O Programa de Melhoramento Genético do município é composto de 225 produtores, distribuídos em 32 condomínios.

A produção média diária de leite é de 350 litros, sendo 3500 a maior litragem e 15 a menor. Visando dar mais qualidade nos trabalhos dos produtores rurais, a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizou no Centro de Eventos Ismael Sperafico, realizou mais uma Palestra Sobre Bovinocultura Leiteira, com o objetivo de abordar a preparação dos animais para a inseminação artificial.

“Na nossa propriedade temos aproximadamente 50 cabeças de bovino leiteiro. Com a palestra podemos adquirir maior conhecimento e trazer isso para dentro do nosso ambiente, dando mais qualidade de vida para os animais e um melhor desempenho nos trabalhos feitos pelos produtores”, destacou Claudecir Cesar, de Dez de Maio.

Recarga de nitrogênio

A recarga de nitrogênio em Toledo acontece uma vez ao mês, exceto nos meses de outubro e novembro que necessita de programação diferenciada para entregas, para não fazer entrega no mês de dezembro. São 87 botijões, sendo 20 pertencentes ao patrimônio do município em permissão de uso e 67 dos próprios produtores que conservam as doses recebidas do município em seus botijões. 

Os botijões cadastrados no programa abastecem, em sua maioria todos os meses ou a cada 60 dias. Ainda há inseminador responsável pelo condomínio que prefere não abastecer pelo programa e abastecem de forma particular os botijões do município, por considerar a melhor logística.

“Os número falam por si só, o leite é um componente da propriedade rural que hoje é bastante diversificada em Toledo. Atualmente, está cada vez mais tecnificada essa produção e essa palestra é justamente para incrementar a tecnologia, conhecimento ao nosso produtor de leite. O Poder Público na medida do possível deve auxiliar dando o suporte para o produtor de leite, com palestras e novidades”, destacou o Secretário da pasta, Lídio Michels. 

Temas da palestra

Foram abordados os temas fatores primordiais a serem observados para a inseminação artificial buscando maior eficiência reprodutiva, sendo, fatores ligados às fêmeas e que antecedem a inseminação e o fatores relacionados durante o procedimento da inseminação. A palestra foi realizada pelo Médico Veterinário Angelo Roberti Neto. 

“Nós trabalhamos com assistência técnica em diversas propriedades. Desde a questão ambiental como um todo. A gente olha a questão ambiental, a questão social, a família, as condições de trabalho e toda a parte econômica. A gente faz gestão em propriedade, técnica e econômica da produção. Na parte do leite a gente trabalha desde a questão de produção, de forragem, análise de solo, pois ele tem que estar em condições possíveis de produção para bovinocultura de leite precisa de alimento e alimento é a pastagem que é a base”, informou Luiz Roberto Faganello do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER).

Parcerias

O encontro realizado pela Prefeitura de Toledo, contou com o apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Governo do Paraná, Biolabore e Alta Genetics. 

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo