Por Fernando Braga
Um caso de possível intoxicação por ingestão de metanol está sendo investigado em Toledo depois que uma pessoa deu entrada na madrugada desta segunda-feira (6/10) no PAM (Pronto-Atendimento Municipal), anexo ao Mini-Hospital, apresentando sintomas compatíveis com os da intoxicação.
Seus dados pessoais estão sendo preservados pelas autoridades e, desse modo, não podemos divulgar a identificação e origem do paciente, que neste momento encontra-se sob cuidados médicos. Sabemos apenas que se trata de um homem de 27 anos que, após dar entrada no PAM, foi transferido para a Hoesp/Bom Jesus.
Nossa reportagem apurou que ao chegar ao Mini-Hospital, o paciente apresentava muita dor abdominal, visão embaçada, dor de cabeça e mal-estar geral.
Ao chegar para atendimento, o paciente relatou que ingeriu bebidas alcóolicas durante a tarde deste domingo (5/10), em uma conveniência. Disse também que os sintomas começaram horas depois, no período da noite.
A direção do Hospital Bom Jesus, por sua vez, informou que a equipe hospitalar notificou o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná – (CIATox/PR), sobre a suspeita para que a investigação da intoxicação seja realizada
Orientações
Casos semelhantes estão acontecendo em diversos pontos do País, mas ainda não confirmação de intoxicação no Paraná (além de Toledo, há casos suspeitos em Curitiba e Foz do Iguaçu). Apesar do risco de intoxicação, que pode levar a óbito, as autoridades sanitárias de Toledo, como a 20ª Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, que estão acompanhando o caso, avisam que não há motivos para gerar temor na população, já que a suspeita ainda está em análise e, portanto, não foi confirmada. Além disso, há de se notar que o corpo clínico dos profissionais de saúde, em Toledo, está preparado para atender possíveis casos como o que está sendo investigado.
A secretária de Saúde de Toledo, Adriane Monteiro Santana, conversou com a Gazeta de Toledo e passou orientações para a população. De acordo com a secretária, quem apresentar sintomas como dor de cabeça intensa, vômito frequente, dores abdominais fortes e a visão turva deve procurar o pronto-atendimento que pode ser feito no PAM (Mini-Hospital) ou na UPA.
No vídeo a seguir, a secretária de Saúde Adriane Santana fala sobre o caso investigado em Toledo e explica o que as pessoas devem fazer diante de uma possível intoxicação por metanol.