Foto: Divulgação/Secom

As ações do Outubro Rosa em Toledo foram um sucesso. Em todas as 23 unidades de saúde do município (15 na cidade e oito no interior), a busca das pacientes por atendimentos que visam à prevenção do câncer – como agendamento de mamografias, coleta de preventivo e testes rápidos de detecção de hepatites B e C, sífilis e vírus da imunodeficiência humana (HIV) – ficou acima do esperado. O ponto alto desta programação ocorreu no terceiro sábado do mês (16), em paralelo com o “Dia V de Vacinar”, campanha desenvolvida em parceria com a família rotária para incentivar a atualização da carteirinha, sobretudo de crianças e adolescentes.

Foto: Divulgação/Secom

Segundo a diretora da Rede de Atenção Primária, Sirlene Dela Torre, a resposta do público feminino ao Outubro Rosa tem sido cada vez mais consistente. “As mulheres se acostumaram a realizar estes procedimentos preventivos nesta época, tanto nas atividades específicas quanto durante o horário de funcionamento das unidades de saúde. Isso mostra que há uma consciência maior por parte delas, porém é importante lembrar que esses cuidados devem seguir durante todo o ano”, salienta.

Foto: Divulgação/Secom

Um dos exemplos mais bem-sucedidos de ação alusiva ao Outubro Rosa ocorreu na Estratégia Saúde da Família (ESF) do distrito de Vila Nova, onde 130 pacientes com idade entre 25 e 65 anos foram atendidas no último dia 23. “Foi um trabalho realizado em parceria com a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia do câmpus Toledo da UFPR [Universidade Federal do Paraná] bem no sábado em que caiu um forte temporal em nosso município. No meio da ação, a energia acabou e ela foi concluída à luz de velas e lanternas de celular”, recorda.

Foto: Divulgação/Secom

A enfermeira Viviane Delcy da Silva, que trabalha na ESF de Vila Nova, destaca que o resultado só não foi melhor em virtude da tempestade. “Durante a semana agendamos com 150 mulheres, com horários pré-definidos para não criar aglomeração na recepção da unidade. A maior parte das que estavam marcadas para depois do horário do vendaval acabaram não vindo. Mesmo assim, foi um grande sucesso, com grande adesão e aprovação das mulheres da comunidade, que foram atendidas em quatro consultórios em que professores e internos do curso de Medicina da Federal realizaram coleta de preventivos, exame clínico de mamas e agendamento de mamografias”, relata.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]
Foto: Divulgação/Secom

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação