Fonte: Pixabay

Outubro é especial para a saúde da mulher: o mês segue a tradição de ser dedicado ao debate sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama, que corresponde a cerca de 28% dos novos casos de câncer em mulheres.

O cuidado deve ser diário, mas neste mês o Ministério da Saúde intensifica as informações sobre o tema. Por meio da nova edição do Boletim Temático da Biblioteca da Pasta, a população poderá acessar uma série de publicações sobre os cuidados e a prevenção da doença.

O controle do câncer de mama é uma das prioridades da agenda de saúde no Brasil. De acordo com o documento. divulgado nesta quinta-feira (14), a perspectiva atual do Sistema Único de Saúde (SUS) é impulsionar a organização das redes regionalizadas de atenção à saúde para garantir a detecção precoce, a investigação diagnóstica e o tratamento, reduzindo o número de casos avançados e a mortalidade pela doença.

A publicação do mês fala sobre os mitos e as verdades sobre esse tipo de melanoma. Por exemplo, você sabia que é verdade que amamentar protege contra o câncer de mama? Também é verídico que a atividade física ajuda na prevenção da doença. No entanto, é falso que o câncer de mama só apareça em quem tem histórico familiar ou que os anticoncepcionais protejam contra a doença.

Leia a íntegra do Boletim Temático da Biblioteca do MS https://bvsms.saude.gov.br/bvs/boletim_tematico/prevencao_cancer_mama_outubro_2021.pdf

Mahila Lara
Ministério da Saúde