A Exposição Fotográfica “Encanto de viver. Vidas transformadas pelo câncer e pelo canto”, é iniciativa inédita do Coral Encanto de Viver, de Toledo, que tem por objetivos o apoio, acolhimento e motivação de pessoas que estão passando ou passaram pelo tratamento contra o câncer e se estende também a familiares, através do canto, solidariedade humana e convívio social.

A mostra, com 30 fotos de autoria do fotógrafo, profissional premiado e professor do Curso de Curso de Comunicação Social do Centro Universitário FAG de Toledo, Zigo Scholer, tem como personagens integrantes do coral em suas atividades profissionais, domésticas e sociais rotineiras, incluindo dotes artísticos e ações solidárias, onde mostram a superação do desafio de enfrentar o câncer e retomar vida normal, com maior sensibilidade e sabedoria.

A exposição percorre diversas instituições e ambientes públicos ao longo deste mês, dentro da Campanha do Outubro Rosa, voltada à prevenção do câncer e conscientização dos males da doença, colaborando com a divulgação das finalidades do coral e ressaltando as reais possibilidades de superação do desafio, com a solidariedade de familiares e amigos e atenção e orientação de estabelecimentos e profissionais especializados.

PROGRAMAÇÃO

Entre os dias 14 e 16 de outubro a exposição estará em dependências da Câmara Municipal de Toledo, com programação especial no dia 15, a partir das 19h, quando haverá “Palestra Musical: Entre Nós” e apresentação do coral, com canções intercaladas com depoimentos de pacientes do câncer, por iniciativa da vereadora Janice Salvador. 

No período de 17 e 18 de outubro, a exposição estará no hall de entrada da Prefeitura Municipal com apresentação do coral às 13h30, no dia 19 no evento Chá Rosa, do Clube Toledão, de 21 a 23 no campus de Toledo do Centro Universitário FAG, nos dias 24 e 25 no Instituto de Medicina Integrada de Toledo (Imed), e entre 28 e 31 de outubro, na Central de Especialidades Osvaldo Luiz Ricci, na Vila Pioneiro, contando também com apresentações do coral.

CORAL ENCANTO DE VIVER

O Coral Encanto de Viver foi criado em cinco de novembro de 2018, por iniciativa de grupo de mulheres de Toledo e interior, que estão fazendo ou fizeram o tratamento contra o câncer, além de familiares que e também passam ou passaram pela doença. A instituição conta com o apoio de familiares, amigos e apoiadores dispostos a contribuir com o coral, que é uma instituição sem fins lucrativos, entendendo que o canto une as pessoas, ameniza os reflexos da grave doença e contribui para a melhora da autoestima, socialização e superação do drama. O lema do Coral é: “Sou pássaro procurado, não pelo encanto que tenho, mas pelo canto que trago!” de autoria do saudoso cantor gaúcho César Passarinho. A regência é do professor e maestro Nelson Engelmann, com apoio do Instituto Harmonia, que coordena ensaios semanais realizados na Casa da Cultura e apresentações do coral em eventos sociais e culturais, locais e regionais.

Fonte: Assessoria