Chegando a hora de iniciar mais um ciclo produtivo

O início do plantio de verão se aproxima rapidamente. Em poucos dias, os agricultores vão implantar as culturas da época e nunca é demais lembrar alguns cuidados que eles devem ter para garantir o máximo de proveito no trabalho. 

O momento exige planejamento e bom senso do produtor e para se ter sucesso na implantação das lavouras, além de uma semente de boa qualidade, algumas condições devem ser observadas com extrema atenção.

 O engenheiro agrônomo Sandro Magnani, chefe do Departamento de Produção de Sementes da Gerência de Sementes da Coamo, lembra que a velocidade da máquina é uma delas, além da umidade do solo e até a temperatura, dentre outros aspectos que precisam ser levados em consideração. “A temperatura média do solo para uma emergência rápida e uniforme das plântulas de soja vai de 20 a 30º C, sendo o ideal 25º C. Temperaturas inferiores a 18º C tornam o processo de germinação e emergência mais lento, podendo resultar em drástica redução do estande. Ocorre predominantemente, onde a semeadura é realizada anteriormente a época preferencial”, disse. 

Para ouvir o programa que foi ao ar hoje CLIQUE AQUI.

Fonte: Coamo