Um dos três barracões localizados em Toledo, onde os ilícitos foram encontrados. Foto: BPFron

Por Fernando Braga

Uma grande operação de combate à entrada irregular no país de insumos, sementes e agrotóxicos, cuja utilização não é permitida pela legislação brasileira, vem sendo desencadeada nos últimos dias na região Oeste do Paraná e culminou com o flagrante de diversas irregularidades encontradas em uma propriedade na cidade Toledo. Foi o que constatou a ação de fiscalização ocorrida nesta terça-feira (26) em três barracões situados em um imóvel localizado no Bairro Pinheirinho, conforme noticiado pela Gazeta de Toledo, onde foram encontradas uma fábrica clandestina de agrotóxicos e um depósito com 60 toneladas de sementes sem registros legais e rastreabilidade.

>> Saiba mais em BPFron realiza operação em Toledo e encontra fábrica clandestina de agrotóxicos no Pinheirinho.

A fiscalização, realizada em atuação conjunta entre o BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira), Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), PRF (Polícia Rodoviária Federal) e MPPR (Ministério Público do Paraná), fez parte de uma força-tarefa criada para deflagrar a Operação Westcida II e contou com a participação de 52 agentes.

A ação é uma continuidade da Operação Westcida I, que ocorreu em 2019, quando foi apreendida cerca de 6 toneladas de agrotóxico ilegal na região Oeste do Paraná. Em sua última fase, realizada nesta semana, nos dias 26 e 27 de setembro, a fiscalização foi efetuada em propriedades rurais, na fronteira internacional, em pontos de ingresso de mercadorias, rodovias, depósitos e estabelecimentos comerciais. No entanto, o que mais chamou a atenção foram as irregularidades encontradas em Toledo.

Além das toneladas de sementes ilegais e da fábrica clandestina de agrotóxicos, também foram identificados grãos de milheto armazenados junto com as sementes, agrotóxicos vencidos e embalagens sem identificação do fabricante, entre outros delitos. Com os flagrantes, a maior ação no âmbito da Operação esteve concentrada em Toledo.

Depois da fiscalização em Toledo, diligências, coordenadas pelo Mapa, foram efetuadas na quarta-feira (27) em uma propriedade rural em Foz do Iguaçu, onde foram localizados 10 kg de agrotóxicos com suspeita de adulteração. O material foi apreendido e passará por análise nos próximos dias para determinar se há alguma irregularidade. Ainda na quarta-feira, fiscalizações foram feitas em propriedades localizadas nas cidades de Diamante do Oeste e São José das Palmeiras, mas nestes locais não foram encontradas irregularidades.

Nesta sexta-feira (29), a Gazeta de Toledo apresentará o resultado completo da Operação Westcida II.

Agrotóxicos apreendidos em Foz do Iguaçu. Foto: BPFron