Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Operação Sufrágio: Polícia Federal apura compra de votos em município do Oeste do Paraná

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Mandados foram cumpridos em uma associação em Itaipulândia. Foto: DPF/Foz do Iguaçu

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (21/7), a “Operação Sufrágio”, com o objetivo de aprofundar as investigações sobre suposta prática de compra de votos no município de Itaipulândia, localizado na região Oeste do Paraná, conduta tipificada no art. 299 do Código Eleitoral.

A apuração teve início a partir de denúncia recebida por canais oficiais da Polícia Federal, indicando que uma apoiadora de um então candidato a prefeito teria oferecido pagamentos semanais de R$ 70,00 a motoristas que exibissem propaganda eleitoral em seus veículos, sob justificativa de “ajuda de custo com combustível”, nas semanas que antecederam o pleito de 2024.

Segundo os elementos já reunidos, os encontros teriam ocorrido em uma associação local, com a presença de diversas pessoas, ocasião em que foram colhidos dados pessoais dos envolvidos. Áudios, vídeos e demais provas documentais obtidos durante a investigação apontam para a possível materialidade e autoria da prática ilícita.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, todos eles expedidos pela Justiça Eleitoral, abrangendo a residência da principal investigada, instalações da associação e em face de outras pessoas ligadas aos fatos. O objetivo foi recolher celulares, computadores, mídias, documentos, anotações e listas que possam conter informações sobre eleitores, candidatos e repasses financeiros.

O crime de compra de votos prevê pena de reclusão de até quatro anos e multa. As investigações prosseguem, com o objetivo de esclarecer completamente os fatos e identificar todos os envolvidos.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2804 – 24/01/2026

Cotações em tempo real