Setores de operações da Polícia Penal do Paraná (PPPR) realizaram nesta quarta-feira (18) a Operação Unidade Controlada na Penitenciária Estadual Thiago Borges de Carvalho (PETBC), em Cascavel, no oeste do estado. A iniciativa, que se dá de forma contínua em todas as unidades do Paraná, prevê inspeção minuciosa em toda a estrutura física da unidade com o objetivo de fortalecer a segurança, prevenir fugas e coibir qualquer ameaça à ordem e disciplina dentro das unidades.
Parte do planejamento estratégico e de segurança da PPPR, a operação acontece por meio da Diretoria de Segurança e é executada pela Divisão de Operações de Segurança (DOS). Embora o controle já seja feito diariamente nos estabelecimentos penais, estas revistas gerais de maior porte tem o objetivo de prevenir quaisquer tipos de desordem dentro das unidades.
“A realização de inspeções é uma prática essencial para manter a ordem, a segurança e a disciplina dentro das unidades prisionais. Essas operações permitem a identificação e apreensão de materiais ilícitos, como armas artesanais, drogas e celulares, que podem ser utilizados para atividades criminosas ou para a comunicação não autorizada entre internos e o mundo exterior. Além disso, contribuem para a prevenção de fugas e a redução de conflitos internos, promovendo um ambiente mais seguro tanto para os custodiados quanto para os profissionais que atuam na instituição”, pontuou o diretor de segurança da PPPR, Marcos Antônio De Paula.

O quantitativo de policiais que atuam nas inspeções varia de acordo com o tamanho da estrutura e número de pessoas privadas de liberdade (PPL), no entanto, considera-se uma média de 40 policiais, de todo o estado, que pertencem em sua maioria ao Setor de Operações Especiais (SOE), mas também podem contar com apoio do Setor de Operações Táticas (SOT).
Na Penitenciária Estadual Thiago Borges de Carvalho participaram 36 policiais do SOE e 12 do SOT, que revistaram toda a estrutura e movimentaram 900 custodiados.

Para o chefe da Divisão de Operações de Segurança, Sidnei de Souza Geraldino, a participação dos policiais penais de todas as nove regionais administrativas do Paraná nas operações de segurança reforça a força e a união da instituição. “Esse engajamento demonstra não apenas a capacidade técnica do nosso efetivo, mas também o compromisso de cada policial penal em atuar de forma integrada para garantir a ordem e a segurança. Importante também destacar a integração entre o SOE e o SOT, que trabalham em conjunto nessas ações, elevando as boas práticas operacionais, mantendo a doutrina e padronizando as intervenções no âmbito das atuações penitenciárias. Quando estamos alinhados e trabalhamos juntos, fortalecemos ainda mais o sistema prisional e a segurança pública como um todo”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Penal do Paraná
Você precisa fazer login para comentar.