Lançamento da Operação Natal. Foto: 19º BPM

Da Redação

O 19º Batalhão de Polícia Militar lançou na manhã desta segunda-feira (07/12) a Operação Natal. O ato que marca o início das ações de segurança deste fim de ano ocorreu no Largo São Vicente de Paulo.

A partir de agora, os 23 municípios da área do 19º BPM terão o policiamento intensificado com ações preventivas e repressivas, afim de assegurar a tranquilidade da população e a segurança do comércio local. A Operação acontece no período de maior concentração de pessoas nas áreas comerciais, quando são feitas as compras natalinas.

O reforço de policiamento é uma constante no final do ano, devido a maior circulação de dinheiro por conta do pagamento do 13º salário de grande parte da população, somada ainda o aumento do fluxo de pessoas nas lojas, bancos e lotéricas, o que demanda maior atenção das forças de segurança pública.

De acordo com o Tenente-Coronel Novach, comandante do 19º Batalhão, a Operação acontece em todo o Estado do Paraná na tentativa de fazer uma saturação em pontos estratégicos. Em virtude da pandemia, lembrou o Oficial, deixaram de acontecer alguns eventos que antes necessitavam da presença da Polícia Militar. Dessa forma é possível realocar o contingente necessário para cobrir as áreas comerciais.

Operação Natal começa em dezembro e se estende até janeiro. Com a presença reforçada dos militares nas ruas há uma queda expressiva de crimes contra comerciantes e clientes. Em suas duas últimas edições, não houve registro de furtos e nem de golpes, como estelionato ou circulação de notas falsas, no comércio de Toledo.