Saúde é coisa séria e as pessoas que estão descumprindo as medidas sanitárias orientadas pelos profissionais da área, além de colocar a sua própria vida e de outras pessoas em risco, estão também sendo acionadas judicialmente. Não só Toledo, mas o Paraná, o Brasil e o mundo estão em guerra contra a pandemia do novo coronavírus e é preciso que a comunidade entenda que todos estão do mesmo lado contra essa doença.

Isolamento

Todas as pessoas que apresentam sintomas gripais, suspeitos de serem portadoras do covid-19 são orientadas a ficarem em isolamento por pelo menos 14 dias, tempo necessário para não mais transmitir a doença no ambiente.

A orientação de afastamento pode acontecer mediante atendimento nas unidades de saúde, de pronto atendimento e através do Tele Corona. A partir dessa orientação, a pessoa é monitorada e deve seguir as recomendações.

O descumprimento dessas medidas pode enquadrar o indivíduo no Artigo 268 do Código Penal Brasileiro que pune quem “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena – detenção, de um mês a um ano, e multa”.

Desobediência

A Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Edilza Gomes Coutinho, informou que em Toledo onze pessoas já desrespeitaram as orientações de isolamento domiciliar.

Nestes casos uma Enfermeira da Vigilância Sanitária, acompanhada da Polícia Militar, vai até a casa da pessoa verificar a ocorrência e fazer a abordagem. “A pessoa nestes casos assina um reaviso determinando o afastamento e isolamento domiciliar, onde preenche o nome com o próprio punho e assina. Também é registrado um Boletim de Ocorrência e ela fica ciente de que vamos encaminhar a situação para o Ministério Público, pois não será a Vigilância que vai agir nestes casos”, explicou.

Exemplos

A Diretora conta que muitas pessoas quebram o isolamento e isso não deve acontecer. “Tivemos conhecimento de pessoas que estavam em posto de gasolina, tomando cerveja, tivemos denúncias de pessoas que estavam no mercado, denúncia de pessoas na fila da vacina, sendo que deveriam estar em casa em quarentena. Pegamos pessoas no campo de futebol assistindo jogo. São inúmeros casos registrados”, relata.

Ela reforça que essas são pessoas que saíram de dentro de casa e não poderiam sair. “Elas não podem nem receber visita. Essas pessoas foram denunciadas, pois precisam ficar em casa esses 14 dias em isolamento domiciliar, que é dentro de casa sem sair para fora, ter contato só dentro de casa”.

Alerta

O argumento por diversas vezes utilizado com as equipes de saúde para justificar a quebra do isolamento é que a pessoa já está se sentindo bem. Porém, os profissionais de saúde alertam, pois a questão levantada não é se está bem ou não, se era só uma gripe. O isolamento deve ser cumprido para proteger a todos.

“As próprias pessoas do convívio denunciam e nós fazemos o protocolo. A pessoa em isolamento pode ficar só dentro de casa, não pode sair, não pode ir no portão, pois a partir do momento que ela sai de casa, ela está em suspeita e pode passar o estado gripal para outra pessoa. Temos caso que a família toda está em isolamento, pai, mãe e filho, todos em isolamento”, informou Edilza.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo