Foto: Reprodução

Uma das principais preocupações da Secretaria de Saúde é ampliar o atendimento das especialidades médicas. Para tanto, o Departamento da Rede de Atenção Especializada vem realizando mutirões com o intuito de acelerar o acesso dos pacientes à avaliação, diagnóstico e tratamento. A oncologia é uma das frentes que teve seu fluxograma reorganizado, proporcionando a consulta especializada de forma imediata, a partir do encaminhamento médico da unidade básica de saúde de referência.

Para tanto, o paciente deve se encaminhar à Central de Especialidades, na Vila Paulista, em horário comercial e agendar sua consulta com oncologista em Cascavel. As referências na cidade vizinha são o Centro de Oncologia de Cascavel (CEONC) e a União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopeccan). Além da consulta, o paciente já pode realizar a solicitação do transporte no mesmo momento. “Assim, o paciente sai com agendamento completo, sem precisar se deslocar até a Secretaria de Saúde para solicitar este serviço”, explica a diretora da Rede de Atenção Especializada, Kathelli Hino do Nascimento.  

Como ainda existem 286 pacientes aguardando por este atendimento em fila de espera, servidores municipais da Central de Especialidades realizarão, via telefone, o contato com estes pacientes para auxiliar e acelerar o acesso. Kathelli informa ainda que a Secretaria de Saúde conta com a colaboração de um oncologista do CEONC. “Todas as segundas-feiras 30 pacientes são atendidos por ele. Porém, a crescente demanda e o desligamento de outra médica que fazia o mesmo serviço em Toledo contribuíram para o aumento dessa fila”, esclarece.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!