A Oficina Terapêutica de Horta no CISCOPAR, desenvolvida no CAPS AD III (SIM PR), constitui um dos principais elementos organizadores do cotidiano do serviço, sendo parte fundamental do cuidado ofertado aos usuários. Esses espaços são compreendidos como dispositivos de produção e manejo da subjetividade, favorecendo a reconstrução de vínculos sociais e promovendo o exercício da cidadania, da autonomia e da convivência entre diferentes sujeitos, por meio de atividades coletivas e inclusivas.
Dentre as atividades desenvolvidas, destaca-se a Oficina Terapêutica de Horta, que consiste na criação e manutenção de uma horta com finalidade terapêutica, tendo como protagonistas os próprios usuários acolhidos no CAPS.
A utilização da horta como recurso terapêutico possibilita que os participantes reconheçam suas potencialidades, além de favorecer a expressão de sentimentos e emoções. O contato direto com a natureza atua como facilitador no desenvolvimento de aspectos emocionais, sociais, cognitivos e físicos, contribuindo para o fortalecimento da autonomia, da autoestima e da autoconfiança.
Outro aspecto relevante da atividade é o fortalecimento da cidadania, uma vez que promove valores como o respeito — por meio do compartilhamento de materiais — e a solidariedade, especialmente no apoio entre participantes com diferentes níveis de habilidade. Além disso, estimula o trabalho em grupo e o senso de pertencimento.
A oficina é desenvolvida em um ambiente acolhedor, que favorece o relaxamento, a liberdade de expressão e a convivência harmoniosa, tendo como objetivo também contribuir para a reinserção social dos usuários.
As atividades incluem o preparo da terra, adubação dos canteiros, seleção de sementes e mudas, plantio, irrigação, manutenção e colheita de hortaliças, leguminosas e plantas medicinais.
Atualmente, a oficina é conduzida pela equipe do dia sob a supervisão do enfermeiro João Batista Vieira.
Fonte: Ciscopar





