Foto: Divulgação

A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor) recebeu na terça-feira (24) uma comitiva do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD). A intensão principal é a criação de um programa de governança inspirado no modelo apresentado pela Região Oeste do Estado. O presidente do POD, Rainer Zielasko, agradeceu o convite e o reconhecimento ao Programa Oeste em Desenvolvimento. “Somamos muitas conquistas e seguimos articulando um ambiente favorável ao desenvolvimento dos setores e da própria sociedade, mas tudo isso foi construído por muitas mãos e contou com o trabalho dos mais diversos setores e parceiros do POD”, destacou Rainer.

Rainer Zielasko lembrou algumas das grandes conquistas do POD, inclusive a luta atual por um modelo mais justo de pedágio. “A união de uma região é determinante para o seu crescimento. A representatividade pode mudar uma realidade pela força que exerce nas decisões que precisam sempre caminhar no sentido de permitir o desenvolvimento ordenado e sustentável”, resume o presidente.

O Programa Oeste em Desenvolvimento foi apresentado pela sua executiva, Lara Beatrice Biezus, que acompanhou o desenvolvimento do programa de governança desde sua formação. “Procuramos apresentar a timeline do programa e a sua robusta estrutura metodológica, embasada nos pilares de governança territorial, estratégia participativa e gestão colaborativa assim como as conquistas da aplicação adequada e responsável desta ferramenta de gestão territorial em prol do Oeste desde sua criação. É uma história construída há várias mãos e com admirável rigor técnico e de engajamento”.

O gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Cesar Stein, relembrou o processo de articulação do POD, além de realizar uma avaliação criteriosa da estratégia desenvolvida para que os resultados atuais fossem alcançados. “Entendo que momentos como esse consolidam o reconhecimento do POD como referência para o desenvolvimento regional. Além disso, cooperar e compartilhar experiências com uma cidade como Maringá, que também é uma referência nacional, agrega ainda mais conhecimento ao programa”, avaliou Augusto Stein. O Sebrae é um dos principais parceiros do POD desde sua formatação.

O Presidente do Conselho Superior da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) Marcos Tadeu Barbosa, destacou que o POD é um modelo exemplar para o desenvolvimento regional e que a ampla representatividade da Região Oeste do Estado é fruto de iniciativas do programa. “Estamos no processo de amadurecimento como região para que um processo muito semelhante seja desenvolvido aqui e que possa consolidar em nosso território uma representatividade semelhante a que o POD formatou em sua região. Precisamos deixar de ser cidades isoladas para compor uma forte, determinada e pujante Região”, afirmou Barbosa.

Para o presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor), Rafael Canali, mesmo que os desafios das regiões apresentem diferenças consideráveis, a metodologia do POD pode ser decisiva para o desenvolvimento sustentável. “Temos desafios em nossa região que o Oeste do Estado já superou e isso é fruto deste trabalho que reúne técnica e representatividade de lideranças e entidades que mantém no desenvolvimento regional seu motivo comum e foco central”, destacou o presidente, afirmando que esse será o caminho para a Região Norte.

Fonte: Programa Oeste em Desenvolvimento