Atualmente o espaço encontra-se em estado de deterioração e frequentado por usuários de drogas. Foto: arquivo pessoal

Por Marcos Antonio Santos

Promessa do poder público é que obra iniciada em 2015 seja finalizada neste ano

Promover a qualidade de ensino, esse era o objetivo do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Jardim da Mata, Vila Pioneiro, em Toledo.  A unidade de ensino começou a ser construída em 2015, durante a gestão do prefeito Beto Lunitti, e deveria ter sido concluída oito meses depois. Porém, a empresa vencedora do processo licitatório abandonou a obra. Em 2016, a Prefeitura de Toledo fez um novo processo licitatório e pela segunda vez outra construtora teve o contrato rescindido, devido ao descumprimento das exigências contratuais. A creche classificada no projeto tipo 2, se localiza na Rua Domingo Miotto, lote nº 130, quadra nº 101. A obra recebeu recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

O CMEI tinha projeção de abrigar mais de 100 crianças e estava planejado desde 2013. Em janeiro de 2018, um contrato foi celebrado por meio de processo licitatório para a finalização das obras. O valor era de R$ 925.245,23. Porém foi mais uma iniciativa que ficou no meio do caminho.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Passado todo esse tempo, e estamos em 2024, as obras estão abandonadas para a revoltada dos moradores do bairro. Eles estão expressando sua preocupação com um prédio público que se encontra completamente abandonado e inacabado. Atualmente o espaço encontra-se em estado de deterioração e com isso é frequentado por usuários de drogas.

Diante dessa situação alarmante, os moradores esperam, há muitos anos, que as autoridades tomem medidas eficazes para resolver o problema, garantindo a segurança e a qualidade de vida na região do bairro Jardim da Mata.

Obra era para ser entregue em oito meses. Foto: arquivo pessoal

30 DIAS – De acordo com a secretária Municipal da Educação, Dirce Maria Steffens Kulzer, que assumiu a pasta recentemente, o Estudo Técnico Preliminar (ETP), elaborado por técnicos da Secretaria da Educação e o Projeto Básico estão prontos e tramitando internamente na prefeitura para providências. “Dentro dos próximos 30 dias, deverá ser publicado o edital da licitação para conclusão da obra”.

A secretária disse que a obra do CMEI do Jardim da Mata, em 2013, no início daquela gestão do prefeito Beto Lunitti, já de imediato, foi feito um diagnóstico, e o prefeito em Brasília levou o pedido para ser construído o CMEI. “Ao final do primeiro mandato, isso tudo foi liberado e iniciado o processo de construção. Assumiu o outro prefeito, ele também fez um esforço importante para buscar a conclusão da obra, mas infelizmente não deu certo porque as empresas não estavam recebendo o convênio do FNDE, que é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. No retorno da atual gestão para a prefeitura, essa questão foi retomada, a Câmara de Vereadores aprovou a autorização para pagamento com recursos do município para as construtoras. A obra foi novamente licitada, uma nova construtora veio, fez um preço baixo, não conseguiu concluir a obra, e novamente parou a obra. É uma longa história, estamos buscando superar a burocracia e fazer um enfrentamento para concluir esse CMEI ainda em 2024”, afirma Dirce Maria Steffens Kulzer.

Prédio está abandonado e destruído. Fotos arquivo pessoal