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Obras de Itaipu não param e ajudam a economia de todo o Paraná

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Durante a pandemia do novo coronavírus, o trabalho avançou, segue dentro do previsto em algumas obras e até foi adiantado no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

A  pandemia  do  novo  coronavírus  não  afetou  o  ritmo  das  obras estruturantes  financiadas  pela  Itaipu.  Ao  contrário.  Com  os  devidos cuidados  sanitários adotados durante a covid-19, operários trabalham dia e noite  para  manter  a normalidade e, em alguns casos, até adiantar algumas delas,  como  é  o caso da ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz  do  Iguaçu. A construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai está dentro do cronograma.

No  total,  os  investimentos  da  Itaipu em obras na região Oeste do Paraná  somam  mais  de  R$  700  milhões  e  garantem mais de mil empregos diretos.  Quando  prontas,  essas obras vão reconfigurar o status de Foz do Iguaçu e de todo o Estado.

     Aeroporto

Sem  voos  diários,  a  empresa  executora  das  obras  do  aeroporto reajustou  a  programação de serviços no local, com o aumento do efetivo de maquinários  e  frentes  de  trabalho.  Atualmente,  mais de 130 máquinas e equipamentos  estão  mobilizados  para  os  serviços,  especialmente  os de aterros e drenagens.

A ampliação do pátio de manobras de aeronaves e a duplicação da pista de  acesso  ao  aeroporto,  que  já  estão em fase de execução das bases de pavimentações,  também  foram aceleradas. Em fevereiro, o Diário Oficial da União  publicou  o  “extrato de contrato” para a execução dessas obras, com prazo de 515 dias a partir da assinatura da ordem de serviço, que aconteceu no  dia  28 do mesmo mês, na solenidade de inauguração dos fingers  (portões de  embarque)  do  terminal. A cerimônia teve a participação do ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

O  valor  do contrato é de R$ 53,9 milhões, dos quais a Itaipu entrou com  80%  dos recursos (R$ 43,1 milhões). A empresa também investiu R$ 15,5 milhões  na  duplicação  da  ligação  entre  o  aeroporto  e  a BR-469 e na ampliação do pátio de manobras de aeronaves. Com a modernização, Foz poderá receber  aeronaves  de  grande  porte.  Essa  é  considerada  a  obra  mais importante  para  transformar o local num hub e tornar o destino ainda mais internacional.

  Ponte

Na  Ponte  da Integração Brasil-Paraguai , que ligará Foz do Iguaçu a Presidente  Porto  Franco,  as  obras,  iniciadas em agosto do ano passado, também  evoluíram.  A  baixa  vazão  no  Rio  Paraná contribuiu para que os operários  acelerassem os trabalhos de fundações dos pilares principais. Na margem  brasileira,  os  blocos de fundação dos pilares principais já fora concluídos.  Na  sequência, deve ter início a fase de armação e concretagem da torre-mastro, onde a grua principal já está montada.

O  serviço  de  concretagem  será  feito  com  a utilização de formas deslizantes (modalidade  de concretagem que ocorre continuamente e elimina juntas  de dilatação). Na margem paraguaia, o dique de proteção também está pronto.  A  próxima  etapa  é a detonação em rocha. No canteiro de obras, a terraplanagem também foi feita e as edificações estão em fase de conclusão.

O investimento previsto é de R$ 463 milhões, dos quais R$ 323 milhões serão  usados  na ponte e R$ 140 milhões na construção da Perimetral Leste, ligação entre a nova ponte e a BR-277. A previsão é que as duas obras sejam concluídas  em  três anos. O Governo do Estado é responsável pela gestão da obra.

 

Ciclovias

Nas  ciclovias  da  Avenida  Tancredo  Neves,  na Vila A, as obras de contenções,  aterros  e instalação de calçadas em paver também estão em bom andamento.  Nas  duas  frentes  de trabalho estão sendo preparadas as bases para  confecção  das  pavimentações  asfálticas  e  as  infraestruturas dos sistemas de iluminação.

Já  o  projeto  de  revitalização  do  Gramadão,  uma  das obras mais aguardadas  pela  população  de  Foz,  também  está adiantado. Como o local costuma  ter  bastante  aglomeração,  as  obras  só  devem começar quando o período  de  isolamento  já tiver passado. A licitação da reforma do espaço será aberta quando o projeto executivo estiver pronto, o que deve acontecer até maio.

Com  o  baixo  movimento  de  veículos,  os serviços de manutenção de pintura  rodoviária da Avenida Tancredo Neves, principal acesso até a usina de  Itaipu,  que  garantem  condições mais seguras para os usuários, também ganharam fôlego.

“É  a  Itaipu  ajudando  a roda a girar, dando sua contrapartida para nossa  gente”,  diz o diretor-geral brasileiro, Joaquim Silva e Luna. Esses recursos  só foram possíveis graças a uma reengenharia financeira promovida pela  atual  gestão  da  Itaipu,  que  eliminou  convênios  e parcerias sem aderência à missão ampliada da usina, para investimentos no desenvolvimento regional.  Pela  Itaipu,  a  Diretoria  de  Coordenação é a responsável por administrar as obras.

 

Mão amiga do Paraná

Na  manhã  desta  quarta-feira  (22),  por  videoconferência, durante assinatura  de  um  protocolo de intenções entre Itaipu, Parque Tecnológico Itaipu  e  Governo  do Paraná, o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior,  elogiou  a  atuação permanente da empresa no apoio à região Oeste, inclusive  as ações pontuais durante a pandemia. Segundo o governador, esse período  tem  sido  muito  crítico para todo o Brasil e a ajuda da Itaipu é mais  do  que essencial para a retomada do crescimento econômico do Estado. “Itaipu é uma mão amiga do Paraná”, agradeceu.

O  protocolo  assinado prevê a parceria de Itaipu e PTI para ajudar a Companhia  de Saneamento do Paraná (Sanepar) no monitoramento ambiental dos rios  paranaenses.  Silva  e  Luna  reforçou  que esse é um momento de unir forças.  “Aos  poucos a dinâmica da vida vai se impondo. Temos certeza que, com   a   soma  dos  nossos  esforços,  sairemos  ainda  mais  fortalecidos pós-pandemia”, disse.

 

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