O processo licitatório para construção da nova Central de Triagem, ou Central de Valorização deu mais um passo na manhã desta sexta-feira (19). Foram abertos os envelopes com a documentação das 10 empresas interessadas em executar a obra que ficará no Aterro Sanitário. O próximo passo é a abertura dos envelopes com as propostas de preços que está prevista para o final de julho, e que vai definir a empresa vencedora. O investimento é fruto de uma parceria da Prefeitura por meio da Secretaria do Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, com a Itaipu Binacional.

A obra tem previsão de início em 15 de agosto e conclusão em dezembro, ainda neste ano. O novo barracão terá área de 2 mil m², mais ampla que a existente, e vai comportar novos equipamentos com tecnologias mais modernas e eficientes para separação e beneficiamento do lixo.

O secretário Neudi Mosconi explica que é um conceito mais moderno e vai permitir a instalação do processo de reciclagem dos resíduos. E além dos recicláveis também poderá ser reciclado o lixo urbano, que será possível em virtude do futuro processamento dos resíduos da Unidade de Tratamento Mecânico. “Terá sala de trituração de isopor, plástico, sala de trituração e beneficiamento do vidro, além de uma sala de processamento e descontaminação de outros materiais, como lâmpadas, tubos de imagem de TV e materiais de uso veterinário”, esclarece.

Segundo o Coordenador das Centrais de Valorização e Educação Ambiental, Thiago Bana Schuba o novo barracão possibilitará inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade. “Temos também um projeto de tirar os catadores das ruas e empregá-los na nova Central, com recolhimento de INSS, seguro, etc”.

Thiago acrescenta que além de contribuir para incremento financeiro e inclusão social, a nova Central vai proporcionar redução no impacto ambiental, uma vez que os novos processos reduzirão a quantidade de resíduo que será destinada ao Aterro Sanitário do Município. 

Parte dos equipamentos já foram adquiridos e estão em fase de entrega, outros estão em processo de aquisição, e alguns ainda serão comprados por meio de novos processos de licitação.

“Isso vai permitir a ampliação do atendimento da coleta seletiva, desta forma vamos chegar no final do ano e início do ano que vem com uma nova política de tratamento de resíduos na nossa cidade”, finaliza o secretário Mosconi.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo