Iniciativa levou profissionais da imprensa até a subseção e ampliou parceria em prol de informação de qualidade. Foto: assessoria OAB

Jornalistas de Cascavel estiveram na noite dessa terça-feira (14) na OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Cascavel) participando de um workshop promovido pelas Comissões de Direito Eleitoral e de Direito Digital com foco no processo eleitoral municipal. A iniciativa teve o objetivo de tirar dúvidas dos profissionais de imprensa sobre aspectos legais gerais e específicos aplicados ao dia a dia da atividade de imprensa.

O presidente da OAB Cascavel, Alex Gallio, e o tesoureiro, Charles Lustosa, recepcionaram os representantes dos veículos de comunicação em nome de toda a diretoria. Em sua fala, na abertura do workshop, Gallio destacou que a OAB Cascavel tem um compromisso com a Sociedade e que o jornalismo profissional é um aliado indispensável. “Nossa subseção, por meio das Comissões, atua em diversas frentes nas pautas da profissão, mas também, cada vez mais, com um objetivo de interagir com a comunidade e contribuir para que tenhamos uma sociedade cada vez melhor”, comenta.

De acordo com o presidente, o período eleitoral é um dos momentos mais sublimes e importantes da democracia e, por isso, merece uma atenção especial. Nesse sentido, destaca Gallio, o trabalho da Comissão de Direito Eleitoral será muito relevante para contribuir com um pleito saudável, de nível elevado e com os aspectos legais observados e respeitados. “A OAB Cascavel sempre é muito ativa nas eleições e neste ano temos estruturado uma atuação ainda mais intensa, trazendo novidades na forma com que participamos e contribuímos”, comenta.

Alexandre Gregório, presidente da Comissão de Direito Eleitoral, abordou o tema “Abuso de poder e uso indevido de meios de comunicação”; o advogado Luciano Katarinhuk falou sobre notícias falsas e desinformação; “Programas apresentados por pré-candidatos” foi o assunto da palestra de Marcio Junior Nunes da Silva e Tayrone Chiavone explicou sobre a inteligência artificial e seu uso no pleito. Depois das apresentações, o espaço foi aberto para perguntas e esclarecimentos dos profissionais de imprensa.

“O jornalismo profissional é fundamental numa democracia, ainda mais com tantos desafios de desinformação. Portanto, termos realizado esse workshop contribui de maneira significativa com a Sociedade e nos aproxima ainda mais da imprensa para que possamos desde a pré-campanha até o pleito, auxiliarmos no trabalho sério que os veículos de comunicação desempenham. Seguiremos à disposição dos órgãos de imprensa, sempre comprometidos com a lei”, destaca o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Alexandre Gregório.

Fonte: assesssoria OAB