Recebi do gabinete do vereador Leoclides Bisognin, relatório dos trabalhos que por ele foi realizado nesses seis primeiros meses de 2019. Surpreende-me quantidade de 29 sessões só para as votações de matérias já discutidas em 59 reuniões. Ao todo passam de 330 as proposições discutidas na mão do vereador Leoclides Bisognin nesse primeiro semestre de 2019.Veja o relatório nesse link:

https://gazetadetoledo.com.br/relatorio-semestral-bisognin-3/


Horta estilo mandala

Toledo hoje conta com quatro projetos em nível global e o Rotary de Toledo Pioneiro foi um dos idealizadores do projeto Mandala. Serão construídas 25 unidades de horta orgânica e comunitária no estilo mandala na escola agrícola de Toledo que agrega filhos de produtores de toda a região do Paraná assim como em algumas residências e pequenos produtores.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

[bsa_pro_ad_space id=7]

Horta estilo mandala I

Toda a produção das hortas será destinada para as famílias de baixa renda e seu excedente de produção irá para a feira municipal de Toledo, pois conta com o apoio e parceria do município de Toledo, sindicato Rural Patronal, Sociedade Rural e o Rotary Internacional. Nessa semana, o projeto começa a chegar às pequenas propriedades e os companheiros. Lucio Elger, Marta, Edison de Castro Pagnossi governador eleito 2020/2021 fundador e ex-presidente do Rotary clube Toledo Pioneiro deram mais um paço, indo visitar as residências que também serão implantadas. Nessa foto na casa do senhor Clenio na comunidade Santa Teresinha (Gisela)

Willy Barth e a terra da promissão

Uma das mais aguardadas e importantes obras literárias da história de Toledo foi lançada na noite dessa quarta feira, 25 de julho de 2019, após mais de uma década de viagens, pesquisas, coleta de depoimentos, elaboração de textos e seleção de fotos, entre outras tarefas, pelo autor com a colaboração de membros da família e profissionais do ramo.

Willy Barth e a terra da promissão I

Trata-se do livro “Willy Barth”, com cerca de 400 páginas, que resgata a trajetória, visão inovadora, liderança, empreendedorismo e virtudes pessoais do ex-prefeito de Toledo e dirigente da Colonizadora Maripá, que coordenou a elaboração e execução de um dos mais competentes e avançados projetos de colonização da história do Paraná e do País.

Willy Barth e a terra da promissão II

A autoria da pesquisa e da obra é do professor e historiador Ricardo Rippel, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo; com colaboração na organização de textos e posfácio do escritor, poeta e jornalista Luiz Alberto M. da Costa; e prefácio dos saudosos ex-prefeito e advogado Wilson Carlos Kuhn e contador e historiador Ondy Hélio Niderauer.

[bsa_pro_ad_space id=7]

Willy Barth e a terra da promissão III

A obra também contou com a participação especial de Maria Bernardette Barth Calleya, Betty; além de Ana Beatriz Barth Costamilan, Bea, Vera Regina Barth dos Santos e Maria Cristina Barth Moré, de saudosa memória, todas filhas de Willy e Diva Paim Barth, e do genro João Pedroso Moré. As fotografias são da Família Barth.

Willy Barth e a terra da promissão IV

Willy Barth nasceu em 20 de junho de 1906, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul e faleceu prematuramente em dois de abril de 1962, aos 56 anos de idade, quando como prefeito de Toledo participava de comício em Guaraniaçu, concorrendo ao cargo de suplente de senador.

Willy Barth e a terra da promissão V

A obra literária abrange a história de visão de futuro, coragem e pioneirismo, alma criativa e empreendedora e o exemplo especial de ser humano de Willy Barth, desde quando menino de muitas ideias e jovem de grandes sonhos, ampliando os negócios e formação de família, em atuação como caixeiro viajante na Serra Gaúcha e colonizador no Oeste de Santa Catarina, onde fundou e desenvolveu a cidade de São Miguel do Oeste.

Dr. Sergio Campangnollo, mostrando a imagem de seu avo, Santo Campagnollo.

[bsa_pro_ad_space id=7]