Da Redação
Com o cântico Hosana, que em algumas traduções expressa louvor e saudação, mas também um pedido de salvação, os cristãos católicos iniciam a aquela que chamam de “a grande semana”. A Semana Santa será aberta neste domingo, dia 24, quando na Liturgia é celebrado o conhecido “Domingo de Ramos”. A tradição bíblica conta que o povo saudava Jesus, na sua entrada em Jerusalém, empunhando ramos de oliveira e cantando “Hosana ao Filho de Davi”. Mas que pediram a crucificação nos momentos seguintes.
A Semana Santa abre várias oportunidades para que o público católico participe das celebrações em preparação para a Páscoa. Na Diocese de Toledo, as comunidades organizaram os horários das celebrações que acontecem neste período, mas principalmente que abrem esse tempo mais forte da centralidade da fé.
O padre André Fatega, da Paróquia Sagrada Família, de Toledo, disse que é neste domingo em que iniciamos a ‘grande semana’ nos traz na liturgia a narração da Paixão do Senhor. “A benção dos Ramos, com a narração da Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e a procissão é um momento muito significativo e importante, mas o centro da Liturgia neste dia está na Proclamação da Paixão de Jesus. Começamos a Semana Santa com o Evangelho que apresenta o julgamento, condenação e morte de Jesus e concluímos com a vitória da vida sobre a Morte, celebrando a Ressurreição de Nosso Senhor. Os Ramos abençoados no início da celebração e usados da procissão, nos recorda aqueles ramos que pessoas colocaram para Jesus passar, ao entrar em Jerusalém, sendo assim, a certeza de que Deus vem ao nosso encontro. Os mesmos ramos, depois de secos são queimados, tornando-se assim as cinzas que para a celebração da quarta-feira que marca o início da quaresma, no ano seguinte”.