Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O Reino de Deus já está no meio de nós: vamos participar dele

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Há momentos na vida em que as esperanças individuais e coletivas parecem uma luzinha tênue. A história do mundo e também a pessoal parecem transcorrer em modo lento e fragmentado. Queremos que as coisas aconteçam de forma rápida. Hoje a liturgia da Palavra nos ajuda a olhar os acontecimentos de um outro ponto de vista. O tempo de Deus é diferente do nosso. Ele age silenciosamente e forma permanente e contínua.

Jesus é o semeador a boa nova do Reino. As parábolas nos auxiliam a compreender o modo de Deus se manifestar. Da nossa parte cabe ouvir, acolher o viver o que é anunciado. A força oculta do Reino de Deus vem até nós de graça. É preciso crer na semente da Palavra, acompanhar sua maturação e confiar no futuro da colheita. É que nos propõe São Marcos que faz parte da liturgia deste 11º Domingo do Tempo Comum (Mc 4,26-34).

O Reino de Deus é o centro da vida e da pregação de Jesus. “O tempo se realizou e o Reino de Deus está próximo; convertei-vos e crede no Evangelho”. Este é o anúncio do jovem profeta de Nazaré a todos que encontra pelos caminhos e nas praças da Galileia. O Reino é a presença de Deus no meio da humanidade e é preciso olhos especiais para perceber que o Reino é Jesus. Não é uma questão de lugar físico, mas implica adesão ao projeto salvador que Jesus Cristo veio revelar. Por isso não há mais tempo a perder: é necessário tomar uma decisão. Quem não se envolve coloca em risco a própria salvação.

Para anunciar o Reino Jesus vai utilizar de todos os meios que possam ajudar as pessoas a acolher esta boa notícia. Sua linguagem é própria de um homem do campo que conhece o modo de plantar, o tempo, a semente adequada e o cuidado que se deve ter para que a colheita seja boa. O objetivo é tornar compreensível a todos o conteúdo de sua vida e pregação, o Reino de Deus, o meio serão as parábolas.

A parábola é um elemento típico do discurso de Jesus: sua compreensão não é imediata, é necessário utilizar comparações que estejam ao alcance de seus ouvintes. Deus respeita a liberdade das pessoas: a compreensão será luminosa para quem tem o coração aberto ao mistério; para quem tem o coração fechado permanecerá algo incompreensível e obscuro.

Hoje duas parábolas nos são apresentadas para comunicar que Deus já iniciou seu projeto: A primeira parábola é a do grão que germina e cresce por si só. A parábola mostra a intervenção do agricultor apenas no ato de semear e no ato de colher. A questão essencial não é o que o agricultor faz, mas o dinamismo vital da semente. O resultado final não depende dos esforços e da habilidade do homem, mas sim do dinamismo da semente que foi lançada à terra. A segunda parábola é a do grão de mostarda. O evangelista quer colocar em destaque o contraste entre a pequenez da semente e a grandeza da árvore. A comparação serve para dizer que a semente do Reino, lançada pelo anúncio de Jesus, está vivo e atuante. Não importa o seu tamanho, ela quer atingir todos os povos e culturas.

A verdadeira fé consiste em colocar tudo nas mãos de Deus e confiar. A fé não se nutre dos próprios méritos e das obras realizadas pelo homem. Somos a participar do Reino praticando boas obras, mas quando a semente é jogada na terra, o futuro está nas mãos de Deus. Devemos aguardar os frutos e a colheita. A esperança é dom de Deus e ela nos ajuda a compreender que certos acontecimentos críticos de nossa vida escondem a sabedoria de Deus.

As duas parábolas querem despertar em nós a confiança em Deus, somente Ele foi capaz de transformar aquela pequena comunidade de cristãos nesta árvore frondosa onde muitos encontram abrigo e coragem para continuar a missão de Jesus. O Reino de Deus não nasce já grande e vistoso; são essenciais atitudes de paciência e espera confiante sem deixar de lado a ousadia e a coragem.

Dom João Carlos Seneme, css

Bispo de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2811 – 02/03/2026

Cotações em tempo real