Relatei nessa coluna durante essa semana, informações sobre parte das ações que mais marcaram e destacaram os ex-prefeitos, assim como os ex-vices, dos últimos 37 anos. Pontuei aqui parte dos acertos e dos erros dos mesmos em suas gestões.

Na coluna de sexta, descrevi os pontos positivos e negativos dos 7 postulantes ao cargo de prefeito, e hoje quero descrever sobre os 7 candidatos a vice-prefeito de Toledo. Eles são eleitos de forma vinculada e exercem papel importante na administração municipal, colaborando com o planejamento e efetivação das políticas públicas necessárias à comunidade toledana.

Em resumo, o “vice” é o sucessor direto do prefeito em casos de vaga do cargo e o substituto em situações como licença ou impedimento. Assim, faz-se relevante o eleitor conhecer também a pessoa que almeja esse cargo público, buscando entender seus principais posicionamentos e ideias quanto a gestão da Prefeitura de Toledo.

Não quero, como conhecedor, deixar relatar os fatos que vivenciei nesses 38 anos dedicados a política e aos políticos de Toledo. Discorde, e me conteste; terei o prazer de publicar o contraponto.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Marcos Zanetti

Pontos positivos

  1. Nasceu em Toledo, começou trabalhar cedo, ainda muito jovem, e tornou-se empresário do setor farmacêutico. Foi a própria comunidade que o convenceu a seguir para a vida pública. Estudou Gestão Pública e Direito. Disputou, e na primeira tentativa, conquistou uma cadeira na Câmara de Vereadores de Toledo.
  2. Marcos elegeu-se pelo Partido dos Trabalhadores, mas o PT parecia não estar nele. Chegou trazendo um discurso serene o coerente, mas tinha a forte marca das políticas sociais. Venceu na condição de situação do então prefeito Beto Lunitti, mas deixou claro que a fiscalização não ficaria de lado. Marcos surpreendeu aos mais exigentes críticos com um mandato que caminhou na linha do bom senso e equilíbrio, apresentando leis bem fundamentadas, conhecimento técnico e a facilidade de conversar com todas as correntes políticas sem dificuldades.
  3. Integrou comissões e manteve-se coerente, serene e com o pulso firme. Tem um aspecto de gestor moderno. Caminha por todos os segmentos da sociedade, mas faz questão de manter-se na comunidade em que cresceu. Respeitado pelo empreendedorismo, conta com uma ficha política sem máculas.
  4. O segundo mandato chegou com o dobro de votos, resultado do reconhecimento popular. O próximo ninho de Marcos Zanetti foi o PDT, legenda que ele presidiu e ficou até poucos meses.  Marcos caminhou com independência, conduziu com firmeza os trabalhos que presidiu, como por exemplo, o Conselho de Ética, no momento mais tenso de toda sua história.
  5. Ainda no segundo mandato veio também a humanização das ações e das leis propostas. Seguiu discutindo e trabalhando com todas as correntes políticas e isso incluiu votar pautado na importância da lei e não em seu aspecto político. Marcos provocou a gestão de Lucio com propostas, quase sempre acatadas.
  6. Disse sim para a composição, mas alertou que deseja mudanças internas no futuro governo. Foi recebido com respeito e unidade na coligação, trazendo consigo o Governo do Estado para sentar novamente na mesa de Toledo, em uma ponte muito bem pavimentada e conduzida pelos dirigentes locais do PSD que não mediram esforços para construir a candidatura de Zanetti.

Pontos negativos

a) Marcos em muitas situações foi o mediador de conflitos. Uma ponte entre os extremos que sempre foram observados no campo político local. Algumas vezes perdeu a paciência e manifestou sua indignação com situações que atingiam a comunidade, surpreendendo até os mais próximos, algo que não foi bem aceito.

Beto Ignácio

Pontos positivos

  1. Beto Ignácio é o típico cidadão, no sentido mais literal da palavra. Nunca ocupou cargo político, mas cresceu em Toledo e nunca se omitiu da luta pela comunidade.
  2. Foi Guarda Mirim e isso o credenciou para o trabalho e para a vida em sociedade. Morou no exterior e por lá trabalhou arduamente.
  3. Beto não pensa duas vezes se o assunto é auxiliar o próximo. Ao lado de sua família, está sempre ligado e disponível para atender as reivindicações populares.
  4. Beto é um empresário bem sucedido e ligado a diversos setores da comunidade. Está à frente de sua legenda partidária e por lá revelou-se um grande articulador político, fato que o levou ocupar um espaço mais expressivo na disputa. No entanto, a gestão pública é novidade para Beto Ignácio.
  5. Bem relacionado com outras forças políticas do Estado, ele segue fortalecendo outras lideranças que junto com ele buscam uma renovação do espaço político. 

Ademar Dorfschmidt

Pontos positivos

  1. Ademar está em seu 3 mandato de vereador. Já presidiu a Câmara de Vereadores e exerceu seus mandatos tanto na situação como na oposição. Foi candidato a Câmara dos Deputados e tem buscado chegar na majoritária há alguns anos, fato que agora tornou-se real.
  2. Realizou mandatos combativos na câmara, levantou a bandeira da saúde. Nunca deixou de atender quem quer que seja.
  3. Conquistou o SELO de “beneficência” ao Hoesp.
  4. Um líder comunitário na região em que atua e reside, Ademar teve excelente votação e a chance de se reeleger para a função de vereador era grande. Na chapa com Beto Lunitti terá que provar que se construiu como gestor.
  5. Apesar da troca recente de partido, Ademar sempre militou na mesma esfera política que Lunitti. A ida para o Cidadania teria sido calculada para a composição que já estaria certa no ¨fio de bigode¨. Parte do MDB manifestou-se oposta a essa situação, mas a construção se mostrou possível.

Pontos Negativos

  • Levantou situações coerentes, mas deixou algumas dúvidas no ar. Uma delas foi provocada pelo desgaste de ter realizado uma viagem mal explicada que terminou no Ministério Público e em um processo que ainda está vigente.
  • Dois de seus acompanhantes já foram julgados e condenados.
  • Depois disso, envolveu-se na polêmica dos loteamentos. Novamente rendeu processos, devolução de dinheiro e um desgaste muito grande.

Ademar seguiu afirmando que a intenção era a melhor: proporcionar a população um acesso muito mais barato para habitação. A Justiça não concordou.

Professora Joana Darc

 Pontos positivos

  1. A professora Joana Darc é sinônimo de lutas sociais. Filiada ao Partido dos Trabalhadores, ela já disputou outras eleições, inclusive na majoritária ao lado do ex-vereador Adriano Remontti (PT).
  2. Joana sempre esteve a disposição do seu partido e da militância. Atenta sobre as questões femininas e também atenta aos trabalhos comunitários. Respeitada dentro da legenda, traz uma forte experiência nos debates e têm uma visão ampliadas para as causas e movimentos sociais.
  3. Luta pela inclusão da mulher em todos os meios e demonstra um grande conhecimento histórico. Joana integra através do seu casamento uma família de pioneiros da cidade de Toledo. A professora vai para a disputa ao lado de outra mulher, a assistente social Jaqueline Machado

Cosmes Francisco (desconhecido)

Não conseguimos informações nem contatos.

Fábio Kukowitsch

Pontos positivos

  1. Fábio é farmacêutico, reside e tem farmácia situada na Pioneira, um dos maiores domicílios eleitorais de Toledo.
  2. Ele tem a missão de emprestar para a Simone Sponholz um pouco de popularidade e circulação por outras classes econômicas e culturais.  Fábio é filho de família pioneira na cidade de Toledo.
  3. Fábio está alinhado ao Governo Federal e aos movimentos de direita, assim como Simone. Jovem e interessado no processo político, Fábio também busca renovação.
  4. O nome dele foi anunciado recentemente pelo seu grupo, que preferiu seguir de maneira independente. Não possui experiência na vida pública.

Amanda Lopes da Silva

Pontos positivos

  1. Amanda Lopes é arqueóloga, filha de uma tradicional família do ramo de contabilidade. Seus pais sempre foram próximos ao ex-prefeito Albino Corazza Neto, que articulou a participação de Amanda na chapa majoritária.
  2. Esposa e mãe, a jovem tem fácil comunicação e desprendimento social. Ao lado de Corazza deve protagonizar uma campanha sem coligações, orientação do PDT em todo o Estado.