Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“O mínimo que a gente pode fazer é ajudar”, diz moradora de Toledo após tornado atingir Rio Bonito do Iguaçu

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Gazeta de Toledo

Por Marcos Antonio Santos

Solidariedade mobiliza moradores de Toledo que arrecadam alimentos e produtos de higiene para famílias afetadas pelo desastre natural

A Prefeitura de Toledo decidiu manter ativo o ponto de arrecadação de donativos em apoio às famílias de Rio Bonito do Iguaçu, atingidas pelo tornado que devastou parte do município na última sexta-feira, 7. A decisão foi confirmada após reunião realizada com a presença de secretários municipais, servidores e a Defesa Civil. O secretário de Segurança e Trânsito, Rogério de Lima explica que após esta reunião, “junto com o nosso prefeito em exercício, Lucio de Marchi, que se mostrou muito preocupado com o ocorrido em Rio Bonito do Iguaçu, decidimos continuar com a arrecadação de donativos aqui no Centro Administrativo Duílio Genari, na Avenida Maripá, no antigo Super Mufato”.

SOLIDARIEDADE – Na manhã desta segunda-feira, 10, muitas pessoas aproveitam para colaborar com doações para os moradores de Rio Bonito do Iguaçu. Maria Lima dos Santos decidiu ajudar as vítimas da tragédia, levando itens essenciais como papel higiênico, água, sabonete e alimentos. Ela e a irmã compraram os produtos e, como não conseguiram entregar na carreta do Solitário (Marcelo da Rosa) optaram por levar no Centro Administrativo Duílio Genari.

“Eu acho que a gente tem que ser solidário. Como em qualquer situação — em especial essa, que é um evento natural. Não tem como prever isso. Até tem previsão, mas a gente não imaginava que seria nessa proporção. Acho que é um ato natural de qualquer ser humano se solidarizar com uma situação dessas. Eu trouxe papel higiênico, água, alguns alimentos, sabonete, leite… itens essenciais. A gente comprou no sábado, eu e minha irmã. Fomos levar lá em frente ao teatro, mas a carreta do Solitário já tinha saído. Aí pensamos em doar para outra entidade e ficamos sabendo desse local que estava recebendo, então decidimos trazer aqui”, afirma.

Fotos: Gazeta de Toledo

Ela acredita na solidariedade humana e afirma que a maioria das pessoas é boa, vendo neste momento uma oportunidade de ajudar quem mais precisa. E enfatiza a importância de contribuir de alguma forma — seja com doações, mão de obra ou orações. “Esse é o momento das pessoas de bem darem exemplo, se unirem e se solidarizarem com quem perdeu tudo. É o mínimo que a gente pode fazer. Eu acredito também nisso: 99% das pessoas são boas; 1% precisa mudar o coração. O mínimo é ajudar de alguma forma — uns com mão de obra, outros com produtos, alimentos. Cada um pode contribuir, até com o coração, com oração. A gente já passou por situações parecidas e foi ajudado. Então, mesmo sem precisar retribuir, já tínhamos essa consciência de ajudar”.

A moradora de Toledo também ressalta que a perda de vidas é a mais difícil de superar. “Acho que o sentimento maior é o da perda humana. Quem perde o material, reconstrói. Mas quem perde alguém da família… isso não tem como reconstruir. A dor é muito maior. O restante se refaz com trabalho, com ajuda da comunidade. Mas a perda de um ente querido é difícil de aceitar, difícil de superar”, revela.

Fotos: Gazeta de Toledo

ITENS PARA DOAÇÃO – O ponto de coleta segue funcionando diariamente das 8h às 20h, no Centro Administrativo Duílio Genari, na Avenida Maripá, no antigo Super Mufato, recebendo doações de diversos itens essenciais.

Itens prioritários para doação: Kit Limpeza e Reconstrução, como sabão em pó, detergente, água sanitária, vassoura, rodo, balde e pano de chão. Também itens de Higiene Pessoal e Cuidados, como escova e creme dental, escova de cabelo, protetor solar (fundamental para quem está em trabalhos de reconstrução), e roupas íntimas novas para todas as idades.

O foco agora está também em crianças e idosos que precisam de fraldas, leite em pó infantil, mamadeiras, pomadas para assaduras, lenços umedecidos e leite zero lactose. Além disso, estão sendo necessários utensílios básicos de cozinha (panelas, pratos, talheres), velas, fósforos, bonés e brinquedos (para amenizar o trauma das crianças).

A Prefeitura pede para que as doações sejam entregues organizadas por categoria — como limpeza, higiene ou alimentação — em caixas ou sacolas separadas, o que facilita o trabalho de triagem e a distribuição dos donativos.

DEFESA CIVIL – O coordenador da Defesa Civil, Vanderlei Ceolin confirma que as doações mais urgentes para as vítimas do tornado em Rio Bonito do Iguaçu são água potável, leite integral, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza, cobertores e colchões. “As arrecadações estão sendo feitas em nome da Defesa Civil do município. As doações serão enviadas de forma organizada, em parceria com a Defesa Civil estadual, para garantir que cheguem às famílias cadastradas e que nada se perca no transporte. Além de mantimentos e produtos de higiene, a equipe também recebe ração para cães e gatos, lembrando da importância de cuidar também dos animais atingidos”, reforça.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2795 – 05/11/2025

Cotações em tempo real