“Que a alegria de hoje dure uma eternidade, por que a felicidade se completa a média que amamos a tradição.” Assim o CTG CHAMA CRIOULA, escreve mais uma página em 26 anos de história, para eternizar o momento mais belo da caminhada no tradicionalismo. Um momento único e ímpar, de emoções que enche de orgulho esta Entidade tradicionalista.

SARAU, no contexto bailar, tem um significado de “reunião festiva noturna, para ouvir música, conversar e dançar”. É historicamente conhecido como um evento cultural realizado geralmente em casas particulares onde as famílias se encontravam para se expressar ou se manifestar artisticamente.

Resgatando um pouco da bela e riquíssima história do Rio Grande do Sul, voltamos ao ano de 1947, quando ocorreu o primeiro baile gaúcho, na cidade de Porto Alegre, por iniciativa de 8 jovens idealistas. E ao longo do tempo a cultura gaúcha uniu eventos tradicionalmente postos na sociedade, tornando-se palco de grandes fandangos e eventos tradicionalistas. Um dos eventos mais majestosos e aguardados pelas jovens da época era o seu baile de “debutantes”, que no vocabulário da Tradição Gaúcha é carinhosamente denominado Sarau da Prenda Jovem a moda gaúcha, onde meninas, com idades de 13 a 16 anos, são apresentadas a sociedade, simbolizando o rito de passagem da infância para a mocidade das jovens prendas.

No CTG Chama Crioula, desde sua fundação foram realizados 05 eventos tradicionalistas de “Sarau da Prenda Jovem” respectivamente nos anos de 1995, 1999, 2006, 2012 e 2018.

Na noite memorável do dia 11 de dezembro de 2021, serão abertas as porteiras do nosso “jardim de flores”, tema da 6ª Edição do Sarau-2021, que retrata a beleza e a delicadeza da mulher gaúcha. 14 prendas, as mais belas prendas, com seus vestidos rodados, serão recebidas pelos seus pais ou responsáveis, padrinhos e par de honras e vão adentrar ao salão, e junto com seus familiares e convidados viajarão no tempo em um ato solene, ao som de sua música preferida e mensagem tradicionalista que reflete o sentimento de ser prenda desta tão respeitável entidade tradicionalista.

O cerimonial com início às 20:30h, após baile animado pelo grupo musical SOM DO SUL de Porto Alegre RS.

Agradecimento especial ao Patrão Vanderlei Hermes e toda a patronagem, especialmente aos pais e familiares das prendas, sem elas este evento não seria possível.

O CTG Chama Crioula gradece também aos nossos parceiros e patrocinadores do evento.