Foto: Divulgação

“Entre aplausos e sorrisos, o Sarau da Prenda Jovem nos lembra que nossas tradições são o elo que nos une, passado e futuro, em uma só celebração”

Por Kelly Cristine Kukowitsch Lazarim*

Aos 29 anos desta tão renomada entidade, escrevemos mais uma página na nossa história, realizando a Na 7º edição do Sarau da Prenda Jovem, sempre firmes para preservar aos valores culturais e manter viva a tradição gaúcha. VIVAMOS O BEM, A ALEGRIA E O AMOR EM FAMÍLIA, alicerces de nossa sociedade tradicionalista.

É um evento significativo na cultura tradicionalista gaúcha. Marca a transição das meninas da infância para a adolescência e simboliza sua introdução oficial na vida social da comunidade. Ao longo dos anos, o Sarau da Prenda Jovem se consolidou não apenas como uma homenagem às tradições gaúchas, mas também como uma forma de fortalecer o papel da mulher jovem nas comunidades. Ele celebra não só o legado cultural, mas também empodera as novas gerações, incentivando a valorização das raízes e o pertencimento a uma identidade cultural.

Em suma, é uma tradição importante, que contribui para a preservação e a vivência da cultura gaúcha, ao mesmo tempo em que oferece às jovens uma oportunidade para expressar seus talentos e seu orgulho pela herança de seu povo.

Um dos eventos mais majestosos e aguardados pelas jovens da época era o seu baile de “debutantes”, que no vocabulário da Tradição Gaúcha é carinhosamente denominado Sarau da Prenda Jovem a moda gaúcha, onde meninas, com idades de 13 a 16 anos, são apresentadas a sociedade, simbolizando o rito de passagem da infância para a mocidade das jovens prendas.

No CTG Chama Crioula, desde sua fundação foram realizados 06 eventos tradicionalistas de “Sarau da Prenda Jovem” respectivamente nos anos de 1995, 1999, 2006, 2012, 2018 e 2021.

A noite de sábado, 21 de Dezembro de 2024, será um “Bailar dos Camafeus” tema da 7ª Edição, personagens importantes esculpidas em um lindo camafeu, momento especial para 10 prendas que adentrarão ao salão, pois, o momento retrata a divindade do amor, a raridade e beleza da prenda Gaúcha que no vestido traz um lindo camafeu.

Nesta noite, as mais belas prendas, com seus vestidos rodados, farão um desfile individual, sendo recebidas pelos padrinhos do sarau Sr. Joélcio e a Sra. Janete Knorts e a prenda de honra Camila Adriane Gonsalves, conduzidas pelos seus pais e abraçadas pelos patrões Sr. Adilson e Sra Miriam Gonsalves, seus padrinhos e peão de honra, viajarão no tempo em um ato solene, ao som de sua música preferida e mensagem tradicionalista que reflete o sentimento de ser prenda desta tão respeitável entidade tradicionalista.

Uma noite para eternizar o momento mais belo da caminhada no tradicionalismo. Um momento único e ímpar, de emoções que enche de orgulho esta Entidade tradicionalista.

O cerimonial tem início às 19h e, após o jantar, haverá um baile animado pelo grupo CHAMATCHÊ, pratas da casa.

Agradecimento especial ao Patrão Adilson Fernando Gonsalves e toda a patronagem, especialmente aos pais e familiares das prendas, pois sem elas este evento não seria possível.

*Kelly Cristine Kukowitsch Lazarim é Coordenadora Cultural CTG Chama Crioula