Valdirene (Val) Dias e Elton Baumgarten, geram soluções.

Depois que os países europeus estabeleceram metas em reciclar 50% dos resíduos industriais e domésticos – orgânicos e não orgânicos, cenário “lastimável e irresponsável” do ser humano em emporcalhar (me perdoem os porcos) os ambientes onde vivem, dois cidadãos do bem tiveram a iniciativa em buscar soluções daquilo que para muitos é e que incomoda e traz transtornos apenas lixo, descarte ou entulho

Elton Baumgarten, projetista renomado no sul do Brasil, criou a Tolevidro, fábrica de usinas fixa de recuperação e reciclagem de vidros em três etapas: início, meio e fim. Os vidros recebidos podem ter origens variadas, tais como: embalagens de agrotóxicos, de perfumes, para-brisas de carros, lâmpadas fluorescentes e incandescentes entre outros materiais. Quando recebido o material sofre um processo de triagem – separação dos diversos materiais e limpeza com separação de impurezas e sujeiras para ser triturado depois vem a reciclagem que é o processo, a espinha dorsal, a finalidade da máquina e então a destinação final para a construção civil e outras aplicações como pintura de faixas de sinalização, na mistura para a fabricação de blocos, paver e pintura texturizada. O desenvolvimento da tecnologia de aproveitamento se deu após Elton, ter sérios problemas de saúde devido a uma contaminação com mercúrio de uma quebrada acidentalmente e sobreviveu após um tratamento dispendiosos e demorado. Elton, relatou que fez a seguinte promessa: quando recuperasse o valor que desembolsou no tratamento de saúde, faria uma campanha para diminuir o consumo mais consciente das lâmpadas fluorescentes – causa de sua contaminação. Percebeu, no decorrer do processo, que seria mais viável dar uma destinação segura ao mercúrio e percorreu 26 países, pesquisando a melhor forma de fazê-lo. Assim ‘nasceu’ esse ambientalista, empresário amigo do meio ambiente, com uma visão de sustentabilidade e segurança para o meio ambiente – que afirma que apenas em países como China, Alemanha e Áustria há usinas com a tecnologia que a Tolevidro desenvolveu.

Valdirene Dias ou apenas Val, com gosta de ser anunciada, geógrafa, reside no Nordeste do Brasil, em Salvador (BA), atualmente, embaixadora do Lixo Zero no Brasil  quando adolescente se indignava com tanto lixo espalhados pelas ruas onde andava, resolveu encontrar soluções para a conscientização e destino correto do Lixo.  Abraçou no Brasil, um programa internacional chamado “lixo Zero” – Zero Waste Internacional Aliance  – para conscientizar todos os poderes público no Brasil, as pessoas.  Val, através dessas iniciativas promove a inovação para a sustentabilidade e reponsabilidade social, articula e estimula a economia e reduz o lixo nosso de cada dia nos aterros sanitários, com reflexos/impactos na duração de vida útil destes aterros.

Esses dois “cidadãos do bem”, assim podemos os classificar, buscaram soluções para suas indignações pessoais e transformam seus sonhos em uma grande “revolução ambientalmente correta” para atingirem a meta dos 50% da reciclagem do lixo que foi proposto pelo ONU e sair da casa dos atuais ínfimos 13%, segundo IPEA.

Em visita a Toledo, entrevistamos os dois “visionários” e “empreendedores” ainda no aeroporto Luiz Dal’Canalle Filho em Toledo Paraná: Veja a entrevista: