Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dia Mundial da Alimentação: A necessidade da nutrição saudável

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

O Dia Mundial da Alimentação foi comemorado nessa segunda-feira, 16, em vários países do mundo. Essa data é um importante momento para se avaliar questões relevantes a respeito da alimentação, tais como a fome, a segurança alimentar e nutricional, e a necessidade da alimentação saudável.

Para a nutricionista da prefeitura de Toledo, Vanesa Gesser Correa, geralmente é indicado que as pessoas façam sua alimentação de forma fracionada, o que faz com que tenhamos energia ao longo do dia e que seja evitada aquela situação de chegar em uma refeição com muita fome. “Sabemos que cada pessoa tem uma rotina, mas o ideal seria as três principais refeições: café da manhã, almoço e jantar, com lanches intercalados. Nesses lanches é uma boa estratégia o consumo de frutas, castanhas, nozes e biscoitos ou cereais de preferência integral”, afirma.

ESCOLHAS ERRADAS – Segundo ela, em Toledo apesar das pessoas terem acesso a alimentos de qualidade, muitas vezes cometem erros. E ela ressalta também que parte da população tem dificuldade em obter alimentos saudáveis. “Nós temos poucas pesquisas que mostram como está o perfil nutricional da população de Toledo. Pelo que observamos em nossa rotina, podemos dizer que embora a maioria das pessoas tenham acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, se equivocam muitas vezes na escolha dos alimentos em seu dia a dia. Isto faz com que, a princípio, nossa população siga a tendência brasileira de uma alta prevalência de excesso de peso e obesidade.   Agora, não podemos deixar de mencionar que existem pessoas em nossa cidade que têm dificuldade em obter alimentos de qualidade e/ou na quantidade necessária para bons hábitos alimentares. E que, dessa forma, sofrem do que nós chamamos de insegurança alimentar tendo o Direito Humano a Alimentação Adequada violado”.

ALIMENTOS NATURAIS – Vanesa Gesser comenta que de forma geral, o que se tem orientado é para que a população possa seguir uma alimentação saudável e a preferência do consumo de alimentos mais naturais possível. “Isto quer dizer que devemos consumir alimentos como frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carne, entre outros, que não passam por grandes transformações na indústria de alimentos. Uma boa dica é aproveitar produtos que são comercializados nas feiras do produtor rural, principalmente aqueles produzidos de modo agroecológico ou orgânico”.

Produtos que são comercializados nas feiras. Foto: SRAB-PR

PERIGO PARA A SAÚDE – “Cada pessoa tem uma recomendação de alimentos que são mais ou menos indicados, que irá depender de situações como doenças existentes e o estilo de vida. Uma pessoa com diabetes, por exemplo, precisará reduzir o consumo de alimentos que outra pessoa não precisa restringir.    Mas de acordo com o perfil de doenças que vemos predominando na população brasileira, é aconselhável que as pessoas tenham maior atenção e reduzam o consumo daqueles que são ricos em açúcares, gorduras e sódio. E, aproveitamos para informar a população que todos os alimentos industrializados que tem altas quantidades desses ingredientes começarão a trazer no seu rótulo esta informação. Então aí temos outra dica: devemos sempre prestar atenção no rótulo dos alimentos, caso ele tenha o alerta de quantidades elevadas de açúcares, gorduras e/ou sódio já é um indício de que o consumo deverá ser restrito”, orienta Vanesa.

RESTAURANTES POPULARES – Em setembro de 2022, Vanesa Gesser coordenou um estudo detalhado a respeito dos perfis das pessoas que frequentam os Restaurantes Populares (RPs) de Toledo. A pesquisa de satisfação ouviu 236 frequentadores desses espaços. Avaliação da qualidade das refeições:  ótimo, 54%; bom, 43%; regular, 3%.

A nutricionista analisa se a cozinha social com os restaurantes populares ao longo dos últimos anos vem contribuindo para a saúde alimentar dos toledanos. “Sem dúvida. Nós nos preocupamos muito para que possamos sempre prestar o melhor serviço para a nossa população. Por isso, diariamente a equipe busca conversar com os usuários dos restaurantes populares e sempre ouvimos elogios e conhecemos histórias de pessoas que passaram a ter mais saúde a partir do momento em que começaram a se alimentar conosco. Para nós, isso é uma grande alegria e nos motiva a fazer sempre melhor”. 

Restaurante Popular. Foto: Pref. de Toledo/arquivo

REDES SOCIAIS – “Infelizmente não podemos confiar em todas as informações que recebemos na internet sobre a alimentação. Diariamente eu vejo alimentos “vilões” e alimentos “salvadores”, mas isso não existe. É importante lembrar que nenhum alimento isoladamente terá o poder de salvar ou destruir sua saúde. É preciso sim seguir um dia a dia saudável, um padrão alimentar saudável. Como disse, cada pessoa terá alimentos que são mais ou menos indicados conforme sua necessidade fisiológica”, afirma Vanesa Gesser.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2805 – 27/01/2026

Cotações em tempo real