O Prefeito Lucio de Marchi comemorou a notícia passada nesta quinta-feira pela Secretária de Saúde, Denise Liell. Até a última sexta-feira (26), a média de pacientes que estavam no Pronto Atendimento Municipal (PAM) aguardando uma vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) era de dez a onze pessoas. Esta semana esse quadro mudou para, em média, três ou quatro pessoas. Uma queda de mais de 60% na demanda desses leitos.

“Essa é uma ótima notícia. Temos sim que comemorar. Isso significa que as ações que temos tomado estão sendo assertivas e o mais próximo da medida apropriada. Melhor seria se as pessoas realmente adotassem os cuidados pessoais, sem que haja a necessidade de um decreto ou um fiscal cobrando o distanciamento, o uso de máscara ou para evitar aglomerações”, pontua o Prefeito.

A Prefeitura de Toledo manteve os serviços não essenciais fechados entre os dias 21 e 30 de junho. Esta semana, o Decreto Nº 843/2020 flexibilizou as medidas restritivas, porém as autoridades reforçaram a necessidade da população compreender que é preciso agir com bastante cautela, pois a pandemia do coronavírus ainda não acabou.

“Os números demonstram claramente que manter o isolamento e o distanciamento social são medidas que funcionam, só assim estamos conseguindo reduzir a transmissão do coronavírus dentro do município. Por isso é fundamental cumprir os decretos municipais e seguir as recomendações amplamente divulgadas sobre o uso de máscara, do álcool em gel e sair de casa somente se for realmente necessário”, ressaltou a Secretária de Saúde, Denise Liell.

“A avaliação é constante, pois sabemos que este quadro pode mudar, por isso o comportamento seguro é a melhor medida a ser adotada”, complementa.

Boletim

Segundo informações da 20ª Regional de Saúde, considerando os leitos disponíveis na HOESP de Toledo e no Hospital Moacir Micheletto em Assis Chateaubriand nesta quinta-feira (02), o índice de ocupação de leitos de enfermaria é de 45,45% e os de UTI é de 60% (somadas as taxas de ocupação).

Fonte: Secom/Pref. de Toledo