Numape de Toledo desempenha um papel crucial na proteção das mulheres, promovendo a justiça e a igualdade de gênero na comunidade. Foto: divulgação

Por Marcos Antonio Santos

O Núcleo Maria da Penha (Numape) de Toledo é uma organização dedicada a oferecer suporte e assistência a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Este núcleo faz parte de um esforço maior para combater a violência de gênero e proporcionar um ambiente seguro e de apoio para as vítimas.

Uma das coordenadoras do Numape, Ana Carolina Becker Nisiide, explica que o Núcleo é um projeto de extensão vinculado à Unioeste – campus Toledo, e que iniciou suas atividades em 2018. “Desde então, atua no atendimento gratuito, na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica, para que os direitos das mulheres em situação de violência sejam assegurados e a Lei Maria da Penha seja cumprida. A equipe do Numape é composta por advogadas, assistentes sociais, estudantes e coordenadores da área do direito e do serviço social. Essa equipe atende de segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30, em uma sala que fica no bloco B, na Unioeste. Além disso, as mulheres também podem entrar em contato pelo telefone (45) 3379-4099, que também é nosso número de WhatsApp”.

Ana destaca que o atendimento realizado é para mulheres que estão em situação de violência e precisam de orientação e assistência para a garantia dos seus direitos e dos seus dependentes. “Na área jurídica, são feitas orientações sobre divórcio e dissolução de união estável, medidas protetivas de urgência, acompanhamento nas audiências da Lei Maria da Penha, entre outras demandas jurídicas que podem surgir. No atendimento com assistente social, é feito o acolhimento e a orientação sobre os direitos da mulher, a identificação das demandas dela e dos seus dependentes, para inclusão na rede de proteção social, além dos encaminhamentos para atendimento psicológico e inclusão nos serviços que são oferecidos pelo Numape, conforme a demanda que for se apresentando ao longo dos atendimentos”, afirma.

Ela disse que o Numape adota uma dupla abordagem no enfrentamento da violência doméstica, oferecendo tanto atendimento socioeducativo quanto atuando na sensibilização e na prevenção por meio de ações socioeducativas.

Foto: divulgação

‘AGOSTO LILÁS’ – Ana relata que o objetivo é o atendimento das mulheres e de suas famílias, e também que é necessário trabalhar para o enfrentamento da violência por meio de ações, atividades, oficinas socioeducativas, palestras e capacitações. Ela enfatiza que é preciso dialogar com toda a sociedade, sensibilizando e buscando mudanças através da educação. “Por isso, no mês do ‘Agosto Lilás’, que é um mês dedicado ao combate à violência contra a mulher, o Numape vai realizar várias atividades. A primeira aconteceu nesta semana, no dia 7 de agosto, no Pátio das Bandeiras, dentro da Unioeste. Realizamos um cinema a céu aberto com a exibição do curta-metragem ‘Tentei’. Essa atividade foi uma parceria com o projeto Um Livro por Dia. Além disso, teremos outras ações agendadas junto aos equipamentos públicos e também estamos à disposição da comunidade e da sociedade que quiser entrar em contato conosco. Muitas vezes, atendemos as solicitações das instituições do nosso município, levando essas informações para escolas, serviços de saúde, empresas, entre outros espaços que nos procuram para a realização de ações socioeducativas”.

Conforme Ana Becker, o Numape atende cerca de 100 mulheres por ano. “Em relação ao número de atendimentos, atendemos e acompanhamos aproximadamente 100 mulheres por ano. Hoje, temos um total de 299 processos ativos, que estão sendo acompanhados pela equipe. São processos de mulheres, em sua maioria jovens, com filhos pequenos e que vivenciaram a violência por anos dentro de suas casas. Entre as violências que a Lei Maria da Penha tipifica, as que mais se apresentam na nossa realidade são a física e a psicológica”.

O Numape fica na Unioeste, na Rua Guaíra, 3141 – Jardim La Salle, Toledo.

Telefone: (45) 3055-8836. E-mail: numape.toledo@unioeste.br.

O Numape de Toledo desempenha um papel crucial na proteção das mulheres, promovendo a justiça e a igualdade de gênero na comunidade.