Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

NRE Toledo recebe comitiva de Sergipe para conhecer práticas de atendimento aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: NRE

O Núcleo Regional de Educação de Toledo recebeu, nesta semana, a visita de uma comitiva da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEDUC/SE), formada por Lívia dos Anjos Tavares, Lilian Moura de Jesus e Cleudo Melo Araujo. A agenda teve como objetivo conhecer de perto o trabalho desenvolvido no Paraná, especialmente em Toledo, que se consolidou como referência nacional no atendimento a estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).

A equipe foi recebida pelo professor José Carlos Guimarães, chefe do NRE Toledo, que destacou a importância dessa troca de experiências para o fortalecimento da educação inclusiva em nível nacional.

A equipe foi acompanhada por Cláudia Saldanha e Denise Matos, do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (DEEIN/SEED); por Gisele de Paula, do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) de Londrina; e por Renice Gafuri, Lisiane Kieling, Eliana Ribeiro e Silva e Gisiele L. Zarpellon, do NRE Toledo. A equipe do DEEIN e do NAAH/S apresentou um panorama detalhado sobre o funcionamento das Salas de Recursos de AH/SD, a estrutura pedagógica e os resultados conquistados pelas escolas de referência e pelos programas implantados no Estado.

Atualmente, o NRE Toledo atende 198 estudantes com Altas Habilidades/Superdotação sendo 129 estudantes atendidos em 08 Salas de Recursos, distribuídas nos Colégio Estadual Cívico-Militar Luis Augusto Morais Rego (05 salas), em Toledo, Colégio Estadual Cívico-Militar Marechal Rondon (01 sala), em Marechal Cândido Rondon, e a Escola Estadual Cívico-Militar Graciliano Ramos (02 salas) em Santa Helena e 69 estudantes têm acompanhamento de Atendimento Educacional Especializado – Integral (AEE-I).

Durante a estadia, os representantes de Sergipe visitaram o Colégio Estadual Cívico-Militar Luis Augusto Morais Rego, em Toledo, o Colégio Estadual Antonio Maximiliano Ceretta, em Marechal Cândido Rondon, e o Colégio Donaduzzi, também em Toledo, onde puderam observar práticas pedagógicas diferenciadas, projetos inovadores e a participação de estudantes em olimpíadas de conhecimento.

Segundo o chefe do NRE Toledo, professor José Carlos Guimarães, a visita reforça a relevância do trabalho desenvolvido pela regional.

“É motivo de orgulho para todos nós poder compartilhar as práticas que temos construído. O reconhecimento de outros estados mostra que estamos no caminho certo, promovendo inclusão e valorizando o potencial dos nossos estudantes”, destacou.

Foto: NRE

Olhar de Sergipe

Para Lívia Tavares, representante da SEED/Sergipe, a escolha por conhecer Toledo partiu do destaque nacional conquistado pela educação paranaense.

“Nós viemos ao Paraná para conhecer de perto a referência nacional em Altas Habilidades/Superdotação que é o trabalho desenvolvido em escolas públicas. Toledo nos chamou a atenção, especialmente pelas parcerias com instituições como o Biopark, e viemos aprender com essa experiência”, explicou.

Entre os pontos mais marcantes observados pela comitiva, Lívia ressalta os projetos desenvolvidos nas mais diversas áreas e a participação dos alunos em olimpíadas de conhecimento.

“O que mais nos chamou atenção foi a qualidade dos projetos, mesmo dentro das limitações naturais da escola pública, e o impacto positivo das aulas do NAAH/S na vida dos estudantes”, completou.

Ela avalia ainda que a visita contribuirá diretamente para fortalecer as ações em Sergipe:

“Essa experiência foi fundamental para iniciarmos nossas ações em AH/SD. Ver o funcionamento em loco e os resultados de Toledo nos ajudou a compreender como é possível viabilizar essas práticas, adaptando à nossa realidade”.

Foto: NRE

Reconhecimento no Paraná

A técnica pedagógica do DEEIN/SEED, Cláudia Saldanha, destacou a importância do intercâmbio entre estados.

“Receber uma comitiva de outro estado interessada no nosso trabalho é uma grande honra e um reconhecimento significativo. Isso mostra que o nosso modelo de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para AH/SD tem se consolidado nacionalmente como um farol de boas práticas.”

Segundo Cláudia, o Paraná tem avançado de maneira consistente desde 2021, com a implantação do Programa Altas Habilidades Paraná, que atua em diferentes frentes: Salas de Recursos Multifuncionais, Atendimento Educacional Especializado Integral, Turmas Paraná+ e Escolas de Referência.

“Essas conquistas só são possíveis pelo envolvimento da gestão escolar, das equipes pedagógicas e dos professores. O NRE Toledo se destaca nesse processo com práticas inovadoras, estrutura sólida e engajamento constante dos educadores em formações continuadas, o que garante a qualidade do atendimento e inspira outras regiões do país”, ressaltou.

A visita da comitiva de Sergipe evidencia que as ações desenvolvidas no Paraná extrapolam fronteiras e consolidam o estado como referência nacional em educação inclusiva e no fortalecimento do potencial dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.

Fonte: assessoria NRE

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2794 – 02/10/2025

Cotações em tempo real