O Paraná contará com mais 33 colégios cívico-militares, totalizando 345 instituições até 2026, sendo 12 delas integradas ao Programa Paraná Integral (PPI). O resultado vem da consulta pública realizada no início da semana, que registrou aprovação em 66% das escolas consultadas, consolidando o Estado como detentor da maior rede cívico-militar do País.
O modelo une gestão civil e atuação de militares da reserva em apoio à rotina escolar. Os resultados positivos em organização, disciplina e ambiente escolar têm levado comunidades a demandar mais unidades.
Municípios contemplados (lista parcial)
Apucarana, Arapongas, Sabáudia, Engenheiro Beltrão, Cafelândia, Cascavel, Japurá, São Tomé, Assaí, Curitiba, Dois Vizinhos, Santa Terezinha do Itaipu, Guarapuava, Ivaiporã, Loanda, Lobato, Paiçandu, Maringá, Paranaguá, Pontal do Paraná, Toledo, Pérola, entre outros.
Segundo o secretário de Educação, Roni Miranda, o modelo mantém alta aprovação:
- 89,3% dos pais e responsáveis
- 90,4% dos professores e pedagogos
- 85,9% recomendariam o modelo
A consulta mobilizou 25.830 pessoas — responsáveis, alunos maiores de idade, professores e servidores.
A expansão busca também reduzir a fila de mais de 11 mil estudantes à espera de vagas em colégios cívico-militares.
Parceiro da Escola: 14 instituições podem aderir ao programa em 2026
A Secretaria da Educação (Seed-PR) também divulgou a lista das 14 escolas que podem integrar o Programa Parceiro da Escola em 2026, distribuídas por 11 municípios.
As unidades poderão receber apoio em serviços de infraestrutura, manutenção e gestão administrativa.
Dois colégios já tiveram aprovação em consulta pública; outros 12 entraram com base em critérios técnicos, como frequência abaixo da média estadual e desempenho no Ideb.
Atualmente, 82 escolas fazem parte do programa — número que pode chegar a 96 no próximo ano. A aprovação dos pais é de 86%, principalmente pela redução de aulas vagas e melhoria na organização pedagógica.
NRE – O Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE-Toledo) conta agora com 12 colégios cívico-militares, distribuídos da seguinte forma:
- Guaíra: 2 unidades
- Marechal Cândido Rondon: 2 unidades
- Palotina: 1 unidade
- Santa Helena: 1 unidade
- Toledo: 5 unidades
- CCM Antônio José Reis
- CCM Jardim Maracanã
- CCM Novo Horizonte
- CCM Luiz A. Morais Rêgo
- CCM João Arnaldo Ritt
O Colégio Estadual do Campo Novo Sarandi, localizado no distrito de Novo Sarandi, passa a atuar em 2026, modelo no município de Toledo.





