Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Novembro Azul: Legislativo convida a comunidade para palestra sobre o câncer de próstata

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Médico urologista Lucas Zenni Salomão. Foto: divulgação

No dia 17 de novembro, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima um total de 71,7 mil novos casos da doença no país em 2025. A partir da necessidade da conscientização com a saúde masculina, a Câmara de Toledo irá promover, na temática da campanha Novembro Azul, uma palestra com o tema “Saúde do homem e prevenção do câncer de próstata”. O evento será aberto ao público, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira, nesta quarta-feira (12), às 16h.

Promovido pela Escola do Legislativo, o encontro será comandado pelo médico urologista Lucas Zenni Salomão, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia. O especialista na área irá trazer orientações sobre a prevenção, as causas e fatores de risco, além de elucidar mitos e verdades sobre a doença.

Segundo o médico, o câncer de próstata é, por vezes, silencioso. A detecção precoce é uma importante forma de enfrentar a enfermidade a tempo. “Atualmente, os exames de rastreamento preconizados são o toque retal associado ao PSAT (exame de sangue). As perspectivas são de uma mudança futuramente com a incorporação de novas tecnologias como a ressonância magnética, por exemplo. Um dos motivos da expectativa de vida masculina ser menor é justamente não fazer o diagnóstico precoce de doenças silenciosas. O câncer de próstata só apresenta sintomas em 15% dos homens. Na grande maioria, ele é silencioso e por isso o risco. Trata-se de uma neoplasia muito frequente. O acompanhamento médico é essencial”, disse. Segundo a Agência Brasil, o câncer de próstata tem 90% de cura quando diagnosticado precocemente.

Entre 2020 e 2024, o número de atendimentos entre homens com até 49 anos para tratar câncer de próstata registrou um aumento de 32%, segundo dados do Ministério da Saúde. A maior parte dos casos envolveu quimioterapia (84%). Cirurgias (10% a 12%) e radioterapia (3% a 4%) também são procedimentos frequentes para tratamento. “As campanhas com foco na saúde masculina, principalmente após o novembro azul, são em parte, responsáveis por esses números. Ainda existe muito negacionismo na saúde e mitos que impedem o acesso destes pacientes. Mas sem dúvidas já temos grandes vitórias nos últimos anos”, afirma o médico.

Apenas em 2024, 250 mil atendimentos de homens acima dos 50 anos foram realizados. Para a faixa etária, o cuidado deve ser maior. “A partir dos 50 anos a recomendação é de consulta com o urologista para um aconselhamento. Em casos de câncer de próstata na família ou etnia afrodescendentes, em que há aumento no risco, orientamos 45 anos. Mas esses números tendem a mudar para trazer o homem ainda mais cedo ao consultório médico. Não há um hábito específico que reduza o risco de modo significativo, mas cessar tabagismo, alimentação saudável, exercícios regulares e redução do peso são sempre benéficos no cuidado destes pacientes”, aponta Lucas Zenni Salomão. O INCA aponta que o câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre homens, atrás apenas do câncer de pele (não-melanoma)

Segundo o palestrante, através de ações e iniciativas de conscientização, o poder público pode auxiliar na promoção da saúde masculina “realizando campanhas com médicos urologistas qualificados durante todo o ano, pois são os mais habilitados para falar no assunto, bem como reduzindo fake news e mitos sobre o tema e propagando ciência de qualidade”. Esse é o objetivo do encontro organizado pela Escola do Legislativo: fortalecer o compromisso da instituição com a promoção da saúde e o bem-estar da população e de seus servidores.

SERVIÇO – PALESTRA “SAÚDE DO HOMEM E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA”

Data: 12 de novembro (quarta-feira)

Horário: às 16h

Local: Auditório e Plenário Edílio Ferreira

Palestrante: Dr. Lucas Zenni Salomão – Urologista

Realização: Escola do Legislativo

Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real