Foto: ilustração

Por Marcos Antonio Santos

Novembro Azul é uma campanha mundial de conscientização sobre a saúde do homem, com foco especial na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa começou na Austrália em 2003 e se espalhou globalmente, ganhando destaque pelo uso da cor azul em símbolos e eventos que promovem a conscientização e incentivam os homens a cuidar da própria saúde.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens, depois do câncer de pele não melanoma, e geralmente afeta homens com mais de 50 anos. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, e o câncer nessa glândula pode ser silencioso em estágios iniciais, o que torna o diagnóstico precoce fundamental. A detecção precoce é feita por meio de exames anuais, como o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal, ambos recomendados a partir dos 50 anos ou antes para aqueles com histórico familiar da doença.

Em muitos casos, os homens dão menos importância ao Novembro Azul em comparação com as mulheres no Outubro Rosa. O chefe da 20ª Regional de Saúde do município de Toledo, Dr. Fernando Pedrotti, alerta que, em média, os homens vivem menos que as mulheres.

HOMENS VIVEM MENOS – “Os números demonstram que os homens vivem, em média, oito anos a menos que as mulheres. Isso se deve a alguns fatores. Um deles é o fato de que a maioria das vítimas de violência interpessoal e de violência no trânsito são homens; então, é mais comum que homens percam a vida em decorrência da violência interpessoal ou de acidentes de trânsito, especialmente os jovens, sendo essa a principal causa de morte entre homens jovens em nossa sociedade. Outro fator, infelizmente, é que o homem tende a se cuidar menos do que a mulher. Ele tende a prestar menos atenção à sua saúde. Ao mesmo tempo, embora observemos um aumento entre o público feminino, os homens ainda são maioria entre os usuários de álcool e tabaco. Esses fatores ajudam a compreender por que os homens têm, em média, uma expectativa de vida oito anos menor que as mulheres”.

PREVENÇÃO E CUIDADOS – Ele aponta que a importância do Novembro Azul reflete-se ao longo de todo o ano para os homens. “É todo dia e todo mês que é necessário cuidar da alimentação, da prática de atividade física, de manter hábitos de vida saudáveis, para que se consiga ter uma maior sobrevida e qualidade de vida. Lembramos do câncer de próstata, mas, na verdade, não é esse câncer o que mais mata. O que mais mata é o infarto. A prevenção do câncer de próstata passa por uma alimentação saudável, pela prática de atividade física, por evitar o consumo de álcool e cigarro e, sim, a partir dos 50 anos, pelo exame para detectar precocemente a possibilidade de um câncer de próstata. A importância de cuidar da alimentação, de manter uma dieta saudável, com pouca gordura e pouco açúcar, manter o peso adequado, praticar atividade física, preferencialmente meia hora por dia, idealmente ao menos cinco dias por semana, mas minimamente três vezes por semana”.

Segundo Fernando Pedrotti, se detectado precocemente, o câncer de próstata é perfeitamente curável.

A campanha Novembro Azul destaca a importância da realização desses exames preventivos, incentivando uma cultura de autocuidado e promovendo o diagnóstico precoce, o que aumenta significativamente as chances de tratamento e cura do câncer de próstata. Além disso, o movimento busca quebrar tabus e desmistificar preconceitos, conscientizando os homens sobre a importância de se cuidar.