Lei nº 3.068/2026 – A primeira lei sancionada no ato, de autoria do vereador Chumbinho Silva, institui o programa “Vidas Gerando Vidas”, que tem o objetivo de conscientizar os cidadãos a manifestarem interesse na doação de órgãos, tecidos e medula óssea, e a comunicarem os familiares sobre essa decisão.
Chumbinho explicou que a lei foi proposta após diálogo com o presidente da entidade Vida Gerando Vidas, de Maringá, e destacou a importância de envolver o município em campanhas permanentes de conscientização sobre a doação de órgãos, tecidos e medula óssea. Segundo ele, a iniciativa busca ampliar parcerias e evitar que a norma fique apenas no papel. “Sabemos que uma doação de órgãos pode salvar de sete a oito vidas, mas isso ainda não acontece como poderia. Essa lei foi feita nesse propósito, para virar campanha, para envolver a gestão municipal e fortalecer esse trabalho de conscientização”, declarou.
A secretária da Saúde, Adriane Monteiro, ressaltou que a lei reforça um trabalho já desenvolvido no município e salientou que a conscientização é fundamental para ampliar as doações. Segundo ela, Toledo é referência na captação de órgãos, com atuação do Hospital Bom Jesus e divulgação de informações sobre o processo pode fortalecer os resultados. “É um trabalho muito importante, que já salvou vidas, e precisa ser cada vez mais divulgado para que a população entenda como funciona. Vamos trabalhar para melhorar esses números e salvar ainda mais vidas”, comentou.

Lei nº 3.069/2026 – O texto, de autoria da vereadora Professora Marli, que não pôde estar presente ao ato, declara a utilidade pública a Associação Batista de Ação Social de Toledo (Abast).
O pastor e presidente da Abast, Hosea Zaqueu Sackvil, salientou que o reconhecimento representa um avanço para a entidade, destacando que a associação já desenvolve atividades nas áreas de esporte, cultura e assistência social, com impacto no município. Ele agradeceu o apoio do Legislativo e a sanção da lei. “É um passo muito importante para nós, porque fortalece um trabalho que já vem sendo realizado há algum tempo. Agradecemos o empenho dos vereadores, que aprovaram de forma unânime, e agora seguimos com ainda mais respaldo para contribuir com Toledo”, pontuou.
Lei nº 3.070/2026 – O texto, de autoria do vereador Jairo Cerbarro, também foi sancionado na solenidade, e declara a utilidade pública da Associação Recreativa da Suinocultura (Ares).
O presidente da entidade, Diego Henrique Marcomini, lembrou que o grupo surgiu em 2013, a partir de encontros semanais entre amigos, e que a formalização da Ares permite organizar e revitalizar um espaço público no Jardim Coopagro, além de ampliar ações sociais já realizadas. Ele destacou que o reconhecimento como utilidade pública fortalece esse processo. “Nosso objetivo é firmar a associação, organizar aquele espaço que hoje está abandonado, investir, trazer as famílias e também ampliar as ações sociais que já fazemos, como a do Dia das Crianças e na ajuda às famílias do Rio Bonito do Iguaçu. Com a utilidade pública, conseguimos fortalecer ainda mais esse trabalho”, avaliou.
O vereador Jairo Cerbarro enfatizou que a utilidade pública reconhece o compromisso da associação com a organização e revitalização de um espaço no Coopagro, ressaltando que o grupo assumiu responsabilidades, quitou débitos antigos e investiu em projeto para viabilizar melhorias. Segundo ele, a proposta é transformar a área em um ambiente estruturado para prática esportiva e convivência comunitária. “Eles demonstraram interesse real em cuidar daquele espaço, pagaram contas atrasadas, custearam projeto e estão sendo parceiros do município. A utilidade pública vem para dar sequência a esse planejamento e permitir que o local seja bem utilizado, com sede, vestiários e ações que envolvam também a comunidade do bairro”, analisou.

Lei nº 3.071/2026 – A Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Santa Clara II também foi declarada de utilidade pública no ato, com texto de autoria do vereador Bruno Radunz.
O representante da associação, Paulo Sergio Mariano da Silva, ponderou que o reconhecimento como utilidade pública é mais um passo para manter a entidade – que está com toda a documentação em dia – regularizada e fortalecer o atendimento à comunidade, que poderá se beneficiar com um espaço ainda mais organizado e acessível. “Essa lei garante que possamos continuar o trabalho dentro da legalidade, atendendo bem a comunidade. Mantemos o espaço estruturado, com salão, campo e parquinho, sempre buscando melhorias para que a população utilize da melhor forma possível”, relatou.
O vereador Bruno Radunz destacou que a utilidade pública valoriza o trabalho de organização e manutenção realizado pela associação, ressaltando a importância do associativismo para o cuidado com o patrimônio público. Segundo ele, o espaço vem passando por melhorias e sendo revitalizado pela atual diretoria. “É um patrimônio público que precisa ser cuidado, e a associação tem feito esse papel, promovendo melhorias e mantendo o local ativo para a comunidade. A utilidade pública é um instrumento para fortalecer esse trabalho e possibilitar novos benefícios junto à administração municipal”, declarou.
Reconhecimento – O prefeito Mario Costenaro afirmou que as leis sancionadas reforçam a importância da organização comunitária e do fortalecimento das entidades que atuam em benefício da população, ressaltando que o poder público depende dessa rede estruturada para ampliar ações nas áreas social, comunitária e de saúde. Segundo ele, reconhecer oficialmente essas instituições é valorizar iniciativas que já contribuem com o município. “Quem agradece aqui é a Prefeitura de Toledo, porque são vocês que se organizam, cuidam dos espaços, promovem ações e fortalecem valores importantes para a nossa cidade. Nosso papel é reconhecer e dar respaldo para que possam avançar ainda mais, seja nas ações comunitárias ou em iniciativas como a doação de órgãos, que representam solidariedade e compromisso com a vida”, destacou.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo





