A nova versão do aplicativo, mais amigável e autoexplicativa, permite restaurar as informações usando um backup - Foto: Divulgação Embrapa

Disponível a partir de agosto, a versão 3.0 do Custo Fácil traz novidades para os produtores de frangos de corte e de suínos que têm o aplicativo instalado em seus celulares e tablets. Agora é possível editar e apagar granjas e dados de lotes, além de gerar relatórios dinâmicos das granjas, do usuário e das estatísticas da base de dados no servidor da Embrapa. Além disso, os relatórios permitem separar as despesas dos custos com mão de obra familiar. Tudo com uma navegação mais amigável e autoexplicativa e ainda oferecendo a possibilidade de restaurar as informações usando um backup. O aplicativo está disponível de forma gratuita para instalação em dispositivos Android, na Google Play.

A nova versão traz uma melhor conectividade com a base de dados da Embrapa, permitindo ao usuário não apenas buscar relatórios das suas granjas, como ocorria até a versão 2.0, mas também obter sua posição no ranking e as médias regionais dos principais indicadores econômicos (receita bruta, custo total, lucro líquido e geração de caixa) das granjas que declararam informações por meio do aplicativo ou no portal Custo Fácil na internet.

O custo da mão de obra familiar é um dos mais importantes na produção integrada de frangos de corte e de suínos, sobretudo na Região Sul. Por isso, deve ser contabilizado no custo de produção e nas estimativas dos indicadores de desempenho econômico. Desde a versão 1.0 do aplicativo Custo Fácil essa informação é contabilizada, mas na versão 3.0 optou-se por separá-la no relatório dos custos operacionais e total. “Assim, o usuário tem a vantagem de diferenciar as despesas operacionais (energia, aquecimento, manutenção, seguro, mão de obra contratada, administração, etc.) dos custos de oportunidade envolvidos com a dedicação dos membros da família às atividades de manejo e gestão da granja”, explica o pesquisador Marcelo Miele, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo.

Desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves (SC), o Custo Fácil foi lançado em junho de 2016 para ajudar produtores integrados e a assistência técnica na gestão da granja. Com ele, é possível organizar os dados e gerar as informações necessárias para estimar o custo de produção, a rentabilidade e a geração de caixa nos sistemas integrados de produção de frango de corte, de leitões, de suínos em creche e em terminação.

Fácil de usar

Na tela inicial da nova versão do Custo Fácil são apresentadas as opções de navegação com as funcionalidades do usuário, de cadastro de granjas, de cálculo do custo de produção e de relatórios. Para calcular o custo de produção, é preciso cadastrar e selecionar uma granja, cadastrar um novo lote e iniciar a inserção dos dados. O aplicativo gera um relatório completo com os custos de produção (despesas, mão de obra familiar, depreciação, custo operacional, de capital e total), com os resultados do lote (receita bruta, lucro líquido, a margem bruta e a geração de caixa) e com uma análise com a interpretação dos resultados a partir de uma visão de curto prazo da geração de caixa, uma visão da rentabilidade do negócio e da sua taxa interna de retorno, concluindo com uma dica para negociação. Assim, o aplicativo indica qual a receita ideal para atender as expectativas do produtor em termos de geração de caixa, rentabilidade e remuneração da mão de obra familiar.

Para cada granja cadastrada é possível gerar relatório com o histórico dos lotes, bem como obter o ranking e a diferença porcentual em comparação com outras granjas cadastradas na base de dados da Embrapa. Também é possível obter estatísticas para o Brasil e grandes regiões dos dados informados pelos usuários para a base de dados da Embrapa, bem como das granjas cadastradas pelo usuário. Para ter acesso a todas as funcionalidades do aplicativo, basta que os produtores ou técnicos se cadastrem utilizando o ícone “usuário”.

A facilidade de uso é apontada como um dos pontos fortes da tecnologia. “O Custo Fácil funciona no celular, que está sempre na mão, os dados são facilmente alimentados, pode-se cadastrar cada lote e o resultado do relatório é dado na hora. Foi projetado para o produtor utilizar no dia a dia”, relata Sangaletti, que também destaca o fato de os resultados serem apresentados por cabeça, por lote e por ano. “E o aplicativo ainda fornece indicadores suficientes para que o técnico e o produtor possam fazer uma análise dos resultados ou mesmo a própria análise oferecida pelo aplicativo, o que ajuda quem não tem conhecimento técnico econômico”, continua.

Para Rubin, com o Custo Fácil o produtor passou a ver melhor o destino dos recursos financeiros que podem ser controlados, e passa a geri-los melhor. “A comparação entre os lotes é outro ponto que ajuda o produtor a melhorar a gestão da granja, auxiliando também a melhorar o manejo de cada um deles,” declara.

Fonte: Agência Embrapa