Foto: Valderi Geovani Müller/Secom

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) II, que será instalado na esquina das ruas Paraná e Porto União, no Jardim Porto Alegre, terá o nome de Ivone Maria Rotta. A denominação, expressa no Decreto nº 988/2020, foi comunicada pelo prefeito Lucio de Marchi aos familiares da homenageada durante encontro em seu gabinete na tarde da última terça-feira (15), o qual contou também com a presença da vereadora Marly Zanetti.

Filho de “Dona Ivone”, forma pela qual era carinhosamente chamada pela comunidade do Porto Alegre, bairro onde ela e sua família foram um dos primeiros moradores, o secretário da Fazenda, Balnei Lourenço Rotta, destacou que a escolha do equipamento público não poderia ser melhor. “O Creas vai prestar um serviço socioassistencial relevante para milhares de pessoas de nosso município, algo que representa muito a forma como ela se comportava como cidadã, sempre disposta a ajudar os mais necessitados”, recorda.

Lucio de Marchi, que entregou uma cópia do decreto aos familiares, explicou que a intenção inicial do município quando adquiriu o imóvel era a de fazer ali uma capela mortuária, mas entendeu que este se adequaria melhor às demandas que o Creas II virá a ter. “Fico feliz em poder prestar esta homenagem, pois a ‘dona Ivone’ deixou um legado de relevantes serviços prestados nesta área social, sempre fazendo o bem por onde passava”, relata.

A homenageada
Fruto da união entre Reinaldino Klassmann e Rosália Klassmannn, Ivone nasceu em 22 de julho de 1935 em Espumoso/RS, onde conheceu Domingo Rotta, com quem se casaria e teria seis filhos. Ela e sua família vieram para Toledo em agosto de 1964, quando se instalaram no Jardim Porto Alegre e ali construíram uma casa e um depósito para instalação de uma fábrica de bebidas situada na Avenida Parigot de Souza, em frente à Paróquia Menino-Deus, onde atuou como ministra da eucaristia, zeladora de capelinha, sócia do Apostolado da Oração e diversas atividades voluntárias. A vontade de ajudar o próximo sempre a acompanhou, mesmo durante os quatro anos em que travou uma árdua batalha contra o câncer de pulmão, doença causadora de seu falecimento, em 30 de março de 2018, aos 82 anos de idade. 

O Creas II
Atualmente instalado em imóvel alugado na Rua Raimundo Leonardi, 1081, o Creas II depende, em primeiro lugar, da anuência do Legislativo Municipal para poder se transferir para o novo endereço, situado em área que totaliza 750 metros quadrados. Nas próximas sessões, os vereadores apreciarão o Projeto de Lei 116/2020, o qual “altera a legislação que autorizou o Executivo Municipal a firmar e cumprir acordo para indenização de imóveis destinados à implantação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social” e, se este for aprovado, será dado início ao processo de aquisição de mobília e equipamentos necessários para o atendimento em um espaço mais amplo.

O Creas II “constitui-se numa unidade política estatal, de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados”, que promove a articulação de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços de média complexidade e potencializar as ações para seus usuários. Entre os objetivos principais da estrutura está o enfrentamento das diversas formas de violências sofridas por crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e população em situação de rua.

O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), o Serviço Especializado em Abordagem Social, o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas Famílias e Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) estão entre os serviços disponibilizados pelo Creas II. O órgão atende as demandas de 28 bairros (Becker, La Salle, Santa Maria, Tocantins, Industrial, Gisela, Fachini, Coopagro, Planalto, Pancera, Basso, Anápolis, Santa Clara I, Pasquali, Filadélfia, Panorama, São Francisco, Cerâmica Prata, Bressan, Parizotto,  Belo Horizonte, Croma, Santa Clara II, Jardim das Torres, Cezar Park, Vila Rural, Centro e Porto Alegre) e oito comunidades rurais (Concórdia Do Oeste, Dez de Maio, Dois Irmãos, Ipiranga, Vila Nova, Novo Sobradinho, Vila São Miguel e Novo Sarandi).

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação