Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nova Lei Estadual garante prioridade no atendimento a pessoas com Diabetes no Paraná

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Deputada Cloara Pinheiro (PSD). Foto: Orlando Kissner/Alep

As pessoas com Diabetes Mellitus no Paraná agora têm garantido por lei o direito a atendimento prioritário em estabelecimentos de saúde. A conquista veio com a Lei Estadual nº 22.389, sancionada em 30 de abril de 2025, fruto de um projeto apresentado pela deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD).

A nova legislação assegura prioridade nas filas para a realização de exames de diagnóstico que exigem jejum prévio, como exames de sangue, em hospitais, postos de saúde, clínicas, laboratórios de coleta e demais serviços de saúde, tanto públicos quanto privados.

A medida considera os impactos que o jejum prolongado pode ter sobre a saúde das pessoas com diabetes, que são mais suscetíveis a quadros de hipoglicemia. O atendimento prioritário será garantido nos moldes já aplicados a idosos, gestantes e pessoas com deficiência, respeitando também os critérios médicos de classificação de risco nos casos de urgência e emergência.

“É uma alegria poder ter apresentado esse projeto e que virou lei. As pessoas que tem Diabetes Mellitus vão poder ter atendimento mais ágil justamente devido a essa condição. É um pequeno gesto para poder ajudar essas pessoas”, afirmou a deputada Cloara.

Condição

O Diabetes Mellitus é uma condição metabólica crônica caracterizada por altos níveis de glicose no sangue, resultante da produção insuficiente ou da má utilização da insulina, hormônio responsável por regular o açúcar no sangue. O tratamento adequado e o controle rigoroso são essenciais para evitar complicações, o que torna o atendimento rápido e humanizado um fator fundamental.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Alep

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real