Pouco mais de um ano após ser certificada para serviços de táxi aéreo no sul do Brasil, a Aerosul Táxi Aéreo agora se torna a mais recente empresa aérea de voos regulares no país.

A empresa, com sede operacional e principal base no Aeroporto Municipal Alberto Bertelli, em Arapongas, Paraná, foi certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 26/11/2019 e vinha fazendo voos sob demanda, o chamado Táxi Aéreo.

Agora, após processo iniciado em outubro deste ano, a Aerosul teve sua autorização para Operações Regulares emitida no último dia 1º de dezembro.

A rota a ser inicialmente atendida regularmente com aeronave Cessna C208B Grand Caravan será entre as cidades de Arapongas (SSOG) e Foz do Iguaçú (SBFI), tendo como alternativas em caso de necessidade de desvios os aeroportos de Toledo (SBTD) e Londrina (SBLO).

Aeródromos das operações regulares da Aerosul – Fonte: ANAC
Imagem: Aerosul Táxi Aéreo / YouTube

A aeronave, que segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da ANAC já teve sua Categoria de Registro alterada para Serviços Privados de Transporte Aéreo Público Regular, é o Cessna Caravan de matrícula PP-AGP com capacidade para 9 passageiros.

O avião, que a Aerosul já vinha utilizando nos voos de Táxi Aéreo, é o mesmo modelo utilizado pela Azul Conecta nos voos sub-regionais da Azul Linhas Aéreas.

Informações do Caravan da Aerosul no RAB – Fonte: ANAC

A Aerosul também conta com um Beechcraft Bonanza V35B de matrícula PR-ASO, mas que ainda segue registrado na categoria de Táxi Aéreo no RAB, portanto, não pode ser empregado nos voos da rota regular.

Para mais informações sobre a Aerosul, conheça o site oficial da companhia aérea clicando aqui.

Fonte: Aeroin