Beto Lunitti, Ademar, Gabriela e Valtinho. Foto: Ricardo Morante/Secom

Por Fernando Braga

O prefeito de Assis Chateaubriand, Valter Aparecido Souza Correia, mais conhecido como Valtinho, assumiu na manhã desta sexta-feira (30) a presidência do Ciscopar (Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná).

Os prefeitos e gestores dos setores de saúde dos 18 municípios integrantes do Consórcio participaram da assembleia para eleição da nova direção da entidade. O ato aconteceu no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura de Toledo, e aclamou Valtinho como novo dirigente da instituição.

Em conversa com a Gazeta de Toledo, Valtinho destacou que é muito importante a missão de presidir o Consórcio e que o consenso entre os prefeitos da região em torno de seu nome, uma vez que não houve bate chapa na eleição, é um reconhecimento ao trabalho por ele desenvolvido na área da saúde. Com experiência na gestão da saúde pública, ele passou pela Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand e atuou no Hospital Beneficente Moacir Micheletto, localizado na mesma cidade.

Sobre a confiança depositada em sua gestão, que abrangerá um público de 400 mil pessoas residentes nas cidades que compõem a 20ª Regional de Saúde, Valtinho expressa que agora tem “uma responsabilidade ainda maior”. “Eu quero retribuir essa confiança de cada um dos prefeitos, trabalhando”, complementa. A respeito dos desafios que tem pela frente, o prefeito chateaubriandense informa que defenderá importantes bandeiras, trabalhando principalmente pela abertura do Hospital Regional.

A nova composição do Ciscopar ainda tem o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, na vice-presidência da entidade. Participam do conselho fiscal os prefeitos Rodrigo Schanoski (Maripá), Ivan Reis da Silva (Terra Roxa) e Evandro Grade (Santa Helena), como membros titulares. Os suplentes são Norberto Pinz (Nova Santa Rosa), Luiz Ernesto Giacometti (Palotina) e Luiz Carlos Beletti (Tupãssi).

O vice-prefeito toledano, Ademar Dorfschmidt, será o novo secretário executivo do Consórcio de Saúde, que terá o servidor público de Toledo Willian Woss a frente do Controle Interno. A diretoria jurídica ficará com o vice-prefeito de Assis Chateaubriand, Cloves Angeleli.

Para Ademar, a abertura do Hospital Regional também deve ser o foco da nova diretoria. Ele defende que a instituição fomente junto aos demais municípios um movimento pela abertura da unidade hospitalar. Sobre sua atuação no Ciscopar, o vice-prefeito de Toledo diz que a nova atribuição não irá interferir na sua função junto ao poder público no município e que sua participação poderá dar uma nova dinâmica aos trabalhos.  “Todos aqui temos o mesmo objetivo que é avançar na qualidade da saúde pública. Quero contribuir no avanço das políticas neste setor. Temos grandes desafios, como a ampliação da sede do Ciscopar para serem terminados e colocados em funcionamento”.

Nova diretoria assume o Ciscopar. Foto: Ricardo Morante