Câmara Municipal de Toledo
A Câmara Municipal de Toledo, fiel ao seu compromisso com a transparência, a legalidade e o respeito ao cidadão, reafirma seu papel como a Casa do Povo e guardiã dos princípios democráticos e republicanos que regem o poder legislativo. Mais do que um espaço de representação, a Câmara é lugar de leis, ética e prestação de contas à sociedade.
A Presidência da Câmara recebeu oficialmente a decisão judicial proferida pela 1ª Vara Criminal de Toledo, determinando o afastamento de dois parlamentares pelo prazo de 180 dias. Diante da gravidade do fato e em consonância com os princípios que norteiam esta gestão, foram adotadas de imediato todas as providências legais e regimentais cabíveis para o integral cumprimento da medida, respeitando a autoridade do Poder Judiciário e o devido processo legal, que, neste momento, tramita sob segredo de justiça.
A Presidência da Câmara ressalta que atua em total colaboração com as instituições que conduzem a investigação, e após a reunião da mesa diretora, seguimos reforçando a postura de responsabilidade institucional e zelo pela integridade da Casa. Toda e qualquer suspeita de conduta incompatível com o exercício do mandato parlamentar será tratada com a devida seriedade, sem prejuízo do direito à ampla defesa e ao contraditório.
Por fim, a Câmara de Vereadores reafirma sua dedicação à construção de um Legislativo firme, íntegro e comprometido com o interesse público, com o futuro de Toledo e com os valores que sustentam uma sociedade ética e justa.
Diário Oficial
O Diário Oficial do Município de Toledo publicou, por meio da Câmara Municipal, os atos do Poder Legislativo que oficializam a suspensão do exercício da função pública dos vereadores Dudu Barbosa e Valdomiro Bozó pelo período de 180 dias.
A medida atende à decisão do juiz de Direito Murillo Conehero Ghizzi, que determinou a suspensão temporária das atividades parlamentares de ambos.
O documento é assinado pela Mesa Diretora da Câmara Municipal: o presidente Gabriel Baierle; a primeira vice-presidente, Professora Marli; o segundo vice-presidente, Jairo Cerbarro; o primeiro secretário, Roberto de Souza; e o segundo secretário, Ricardo Santos.