Por Fernando Braga
Nesta quinta-feira (26), o presidente Luís Inácio Lula da Silva pôs fim a uma disputa que ocorria nos bastidores do poder para ver quem iria assumir o comando de uma das mais importantes estatais do governo federal, a Itaipu Binacional. Controlada pelos governos brasileiro e paraguaio, os diretores-gerais da Usina Hidrelétrica de Itaipu são indicados, cada qual pelo presidente de seu país, e Lula indicou o deputado federal do PT pelo Paraná Enio Verri para a missão.
A decisão de Lula, que analisava os nomes de Verri e de Jorge Samek para o cargo, foi anunciada pelo deputado paranaense em suas redes sociais. Enio Verri agradeceu ao presidente em suas contas no Facebook e no Instagram, e depois de sua posse na Câmara dos Deputados, que deve acontecer em 1º de fevereiro, ele deixará a cadeira para assumir a direção-geral de Itaipu. Com isso, o 1º suplente de deputado federal do PT no Paraná, Elton Welter, que recebeu 21.118 votos, assumirá a vaga.
Enio Verri é de Maringá, graduado em Economia, e foi reeleito com 95.171 votos para seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Já foi deputado estadual e secretário de Planejamento do Estado do Paraná. Verri disputou o comando brasileiro da Itaipu com um forte candidato à indicação. Homem de confiança de Lula, Jorge Samek, que esteve à frente da hidrelétrica nos governos de Lula, Dilma e Michel Temer, era a preferência da primeira-dama Janja, que trabalhou com ele na Binacional. Porém, Luís Inácio preferiu arejar alguns postos de comando com novos nomes.
O deputado estadual Arilson Chiorato e o ex-governador do Paraná Roberto Requião também tiveram seus nomes cogitados para a direção da Itaipu, mas não emplacaram. A escolha de Enio Verri seria uma opção da deputada deferal e presidente do Partido dos Trabalhadores Gleisi Hoffmann. Gleisi, que já foi diretora financeira da Itaipu, teve carta branca do presidende Lula para escolher o novo chefe da hidrelétrica.
Após a indicação, o próximo passo para Verri assumir o cargo, será a sabatina a que será submetido no Congresso Nacional. A sabatina é feita por uma comissão específica e visa autorizar a indicação. Em seguida vem a publicação no Diário Oficial da União, que deverá acontecer em fevereiro. Logo após, Verri renunciará ao cargo e Elton Welter tomará posse, tornando-se o segundo deputado federal de Toledo na mesma legislatura, ao lado de Dilceu Sperafico, do Partido Progressistas, eleito com 61.689 votos.
Em seu perfil no Facebook, Welter enalteceu a escolha de Lula e se manifesatou com o seguinte texto:
Parabéns, meu amigo Enio. Lula fez uma ótima escolha. Você é um quadro técnico de excelência, um político honrado e um companheiro de primeira hora. Tenho certeza que fará uma gestão participativa e inovadora na Itaipu. Os ventos da reconstrução e união também sopram no Paraná.