Gasolina e etanol registram nova alta nos postos da Região Sul - Foto: Divulgação

Preço dos combustíveis avançam na primeira quinzena de agosto, com alta de 1,01% para a gasolina e de 0,09% para o etanol; o diesel apresentou a segunda maior variação do País, de 2,19%

A primeira quinzena de agosto revela um novo aumento no preço dos combustíveis na Região Sul frente ao mesmo período do mês de julho, de acordo com o Índice de Preços Ticket Log (IPTL). Tanto o diesel comum, quanto o S-10 apresentam os avanços de 2,19% e 2,50%, respectivamente, sendo uma das variações mais expressivas para esse tipo de combustível no País. Mesmo com o cenário de alta, a região concentrou a menor média para o litro da gasolina de todo o território nacional, com o litro comercializado a R$ 4,210.

“Desde que avançaram a retomada de algumas atividades, a gasolina tem apresentado um comportamento de alta em todo o País. Com o anúncio mais recente da nova composição para o combustível, também identificamos variações distintas que chegou a 0,72% na segunda semana de agosto. No comparativo entre a gasolina e o etanol, considerando o cálculo de margem dos 70%, os motoristas do Sul se beneficiam ao abastecer com a gasolina, e outro destaque é o fato do combustível ser 6% mais barato por lá, quando comparado ao litro comercializado nos postos da Região Nordeste”, afirma Douglas PinaHead de Mercado Urbano da Edenred Brasil.

Analisando o comportamento de preços entre os estados, o Paraná lidera com as menores médias para todos os tipos dos combustíveis, e no Rio Grande do Sul foram registradas as maiores médias para a gasolina (R$ 4,329) e para o etanol (R$ 3,947). Em Santa Catarina, o destaque foi o recuo de 1,3% para o gás natural veicular (GNV), e as maiores médias da região para o diesel comum (R$ 3,331) e diesel S-10 (R$ 3,394).

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantados com base nos abastecimentos realizados nos 18 mil postos credenciados da Ticket Log, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais 25 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.

Fonte: Assessoria de imprensa