Iniciativa conta com a participação lideranças públicas de treze municípios

Visando o desenvolvimento de competências para uma liderança transformadora, o Sebrae/PR iniciou em agosto, o Programa Liderança Estratégica na Gestão Pública Municipal. A iniciativa, que integra o Polo de Liderança Sebrae, conta com a adesão de treze municípios do Oeste paranaense.

Durante a capacitação, os participantes vão compreender os mecanismos de articulação e negociação em ambientes políticos e complexos, com foco na realização estratégica da secretaria, como também o seu papel de líder. No âmbito da gestão pública vão aperfeiçoar a capacidade de liderar pessoas, conhecer boas práticas, ferramentas de planejamento estratégico e indicadores. Vão entender os dados de cenários socioeconômicos, analisado a implicação para o desenvolvimento dos projetos municipais, compreender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas metas.

“O Programa foi criado para auxiliar secretários municipais e diretores executivos a desenvolverem a liderança de forma estratégica, com foco na resolutividade e nos benefícios para a população. A agilidade dos processos mudou, os relacionamentos foram transformados e, com isso, a forma de negociar e comunicar também foi modificada. O Programa traz esses e outros desafios para discussão, com foco na troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos com diversos especialistas”, indica a consultora do Sebrae/PR, Elisângela Rosa.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, Hivonete Piccoli, que está participando do Programa, o conteúdo coincide com tudo aquilo que precisa ser discutido para além das Prefeituras.

“Reconheço a necessidade, bem como a importância de estar preparada para enfrentar os desafios da gestão pública, que exige um olhar atento aos princípios inerentes a esse modelo. Identifiquei no Programa a oportunidade de me aperfeiçoar e obter novos conhecimentos no que concerne a gestão de pessoas, mas, mais do que isso, meu próprio posicionamento e comportamento e condução como líder”, conta Hivonete.

No total, os participantes cumprirão uma carga horária de 64 horas de conteúdos e ainda há oferta de sessões de coaching com o Programa Mestres de Liderança.

O formato do Programa oportuniza trocas de experiências com os participantes de todo o Estado e isso vem acontecendo desde o primeiro encontro virtual.

“A medida em que assisti aos módulos, agreguei técnicas aplicáveis com a equipe. O Programa está contribuindo de maneira significativa com minha performance, de modo que me permito ousar e acreditar que é possível. Enfatizo que, fazer a gestão de pessoas a partir de um Modelo de Liderança pautada na dinâmica do diálogo possibilita que grandes ideias e soluções sejam pensadas e criadas”, finaliza Hivonete.

Em todo o Paraná, o Programa conta com 164 participantes de 62 municípios diferentes. Na região oeste paranaense, os municípios participantes são: Capitão Leônidas Marques; Cascavel; Foz do Iguaçu; Guaíra; Matelândia; Nova Aurora; Palotina; Quatro Pontes;  Santa Helena; São Miguel do Iguaçu;  Terra Roxa; Toledo e Tupãssi.

Fonte: Sebrae/PR