Sinal vermelho para a defesa das mulheres

O vereador Chumbinho Silva, autor do projeto de Lei 103º/2021, que instituiu o Programa de Cooperação “Sinal vermelho contra a violência doméstica”, aquele em que as mulheres que estão “correndo perigo” mostram um sinal (X) como forma de pedir socorro, teve seu uso pela primeira vez nessa segunda-feira em Toledo.

Conheça a Lei R nº 103/21 na íntegra, no documento abaixo:

A ocorrência registrada na madrugada desta segunda-feira foi assim descrita pela Polícia Militar:

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – Por volta das 03h desta data, 07 de março, após repasse da central, esta equipe deslocou até uma farmácia que fez a solicitação informando que uma mulher chegou e mostrou um X na palma da mão. Esta atitude representa um pedido de ajuda em casos de violência doméstica. Chegando ao local, a equipe fez contato com a vítima que estava no interior da farmácia e relatou aos policiais que vem sendo vítima de violência por seu marido. Relatou ainda que já foi agredida fisicamente várias vezes, porém, por medo, nunca havia o denunciado.

Relatou que trabalha como massoterapeuta e que o autor é contra o atendimento com público masculino, mencionando que houve uma situação recente em que um atendimento a um cliente resultou em importunação sexual, pois ele queria algo a mais com ela durante a massagem. Ainda segundo seu relato, no início na noite de domingo, após ingerir bebida alcoólica, seu marido passou a falar sobre o assunto e a culpá-la pela situação, chamando-a de vagabunda e prostituta, ofendendo sua honra e denegrindo sua imagem. Além das acusações e ofensas, o homem fez várias ameaças de morte contra ela, que, temendo por sua vida e a de seu filho, pediu para ir a uma farmácia comprar remédio, ocasião em que aproveitou para fazer o pedido de socorro.

Diante do exposto e da caracterização de violência psicológica, foi dada voz de captura ao autor, que estava em um veículo em frente a farmácia aguardando a vítima. Ele encaminhado para a 20ª SDP onde foi apresentado à autoridade competente. Foi necessária a utilização de algemas, conforme súmula vinculante nº 11 do STF. A Sra. relatou à equipe policial que precisa de uma medida protetiva, pois teme que o autor possa vir a tentar matá-la, uma vez que o agressor já havia dito que mesmo que fosse preso, quando saísse iria atrás dela.

Minhas 3 mulheres

Não importa que tipo é, que religião ela segue, como se veste, se é gorda ou magra, alta ou baixa… elas são nossos alicerces. Assim se pronunciou o vereador Chumbinho Silva na tribuna, afirmando que ele tem 3 mulheres em sua casa e que a sua palavra sempre é a última: “SIM, SENHORA!”

Troca de flores

As duas únicas mulheres vereadoras da Câmara Municipal de Toledo, Marly Zanette e Olinda Fiorentin, e que por desígnio superior são do mesmo distrito, trocaram flores para demonstrarem que elas e todas as mulheres, são fortes, únicas e abençoadas.

Republicanos em ação

O Líder do Governo, Dudu Barbosa (Republicanos), enalteceu não só o grande trabalho que Valdemar Bernardo Jorge, secretário estadual de Planejamento, vem fazendo junto a sua pasta, como também no comando do partido em nível estadual.

Republicanos em ação I

“Devido à essa grande credibilidade dos comandantes de meu partido, em nível estadual e aqui em Toledo, pelo empresário Beto Ignacio, na próxima semana, a sigla receberá alguns honrados reforços de Marcio Pacheco, deputado estadual, Diego Garcia, federal, e o grande vice-presidente da República, Hamilton Capitão Mourão.

Mais dinheiro ao produtor

Valdir Rossetto pediu, via indicação, que o Município e o Garantioeste estudem a possibilidade de aumentar o teto máximo dos valores direcionados aos produtores e demais segmentos da produção agro de Toledo. Valdir afirmou que R$ 25 mil é um valor insignificante para a classe, e que este deveria ser no mínimo 10 vezes superior.