Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

No Fórum de Governadores, Paraná confirma apoio à criação do consórcio Brasil Verde

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Consórcio entre estados está sendo elaborado pelo Fórum Nacional de Governadores. Ideia é criar um plano de ação nacional em prol da proteção do meio ambiente. O governador em exercício Darci Piana participou do encontro desta quinta-feira (14).

O consórcio Brasil Verde, nova iniciativa do Fórum Nacional de Governadores para proteção do meio ambiente, tem apoio do Paraná. O governador em exercício Darci Piana declarou a adesão do Estado durante o encontro online realizado nesta quinta-feira (14), que reuniu representantes dos demais estados brasileiros para discutir o detalhamento do plano.

O objetivo é unir os estados para promover ações conjuntas em prol do crescimento sustentável. “O consórcio Brasil Verde segue o mesmo caminho do desenvolvimento pelo qual prezamos no nosso Estado. Isso é o que o governador Carlos Massa Ratinho Junior está fazendo nesta semana em Dubai: mostrando como o Paraná está preocupado em promover a sustentabilidade”, afirmou.

Participaram da reunião os governadores Renato Casagrande (ES), João Doria (SP), Waldez Góes (AP), Ronaldo Caiado (GO), Carlos Moisés (SC), Fátima Bezerra (RN), Mauro Mendes (MT) e Wellington Dias (PI), os vice-governadores Ranolfo Vieira Júnior (RS), Paco Britto (DF) e representantes das secretarias de meio ambiente de Roraima, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Bahia, Pará e Goiás.

A ideia do consórcio foi iniciada na reunião do fórum em setembro e teve prosseguimento neste encontro de outubro com a discussão sobre possibilidades para a gestão do grupo. O modelo propõe coordenações regionais por biomas. No Brasil, são seis: Amazônia, Cerrado, Pampa, Mata Atlântica, Caatinga e Pantanal.

Entre os temas a serem trabalhados pelo consórcio estão a neutralização da emissão de carbono, o investimento em fontes de energia renovável, o reflorestamento e a fiscalização do desmatamento ilegal.

Além do Paraná, já declararam a intenção de participar do consórcio os estados do Espírito Santo, São Paulo, Amapá, Goiás, Santa Catarina, Tocantins, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Piauí, Mato Grosso e Bahia, além do Distrito Federal.

O modelo continuará sendo discutido nos próximos encontros do fórum, envolvendo as procuradorias-gerais dos estados e representantes das secretarias estaduais relevantes para o acordo. A proposta é elaborar uma prévia dos termos do consórcio ainda neste ano para encaminhar as propostas para as respectivas Assembleias Legislativas estaduais, e iniciar os trabalhos em 2022. Fonte: AEN

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real